Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #97 – Ana Paula Paiva: Retratos

Ana Paula Paiva apresenta o 97º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Ana Paula Paiva, Retrato2

Retratos.

Ensaio autoral de retratos por Ana Paula Paiva, em 2020, realizado pelo Zoom, de Eni Ribeiro do Santos, musa do projeto Rugas, de 2017.

Num ano de pandemia e de muitas turbulências, reinventar a forma de olhar a vida e, porque não, de pensar o retrato, foi uma constante. Através da arte e de muitas consciências, foi possível trazer leveza para esse ano estranho e único.

Eni, que é capa do projeto Rugas – exposto em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2017 e 2018, foi a convidada para a sessão de retratos virtuais. Fotografá-la, anos depois, mesmo à distância, foi um dos momentos de maior alegria e clareza para entender que criar e produzir o que se gosta é sempre uma maneira mais leve de expressão, e de seguir pelos dias diante de todas as adversidades impostas, que não controlamos e que temos que enfrentar.

Na tentativa de contribuir, levando um pouco mais de arte a todos nesse ano de pandemia, foi feita em 2020, a exposição do Projeto Rugas (pelos canais do Instagram), que reúne fotografia, música e poesia.

Ana Paula Paiva, Retrato1
Ana Paula Paiva, Retrato2
Ana Paula Paiva, Retrato3
Ana Paula Paiva, Retrato 4
Ana Paula Paiva, Retrato 5
Ana Paula Paiva, Retrato 6
Ana Paula Paiva, Retrato7
Ana Paula Paiva, Retrato8
Ana Paula Paiva, Retrato 9

.

Mais sobre o Projeto Rugas

https://www.instagram.com/anapaulapaiva/

https://www.instagram.com/vemprorugas/

.

Minibio

Graduada em Jornalismo pela Puc – MG em 1997, a fotógrafa brasiliense Ana Paula Paiva trabalha há mais de vinte anos para as principais editoras do país. Ao longo de sua trajetória já participou de exposições em São Paulo, Rio de Janeiro e Madrid. Ana Paula foi vencedora do “Troféu Mulher Imprensa” nos anos de 2005 e 2006. Em 2013, ganhou o Prêmio Comunique-se na categoria repórter de imagem. Atualmente vive em São Paulo e trabalha para o Jornal Valor Econômico desde 2008.

.

Para conhecer mais o trabalho da artista

site: https://www.anapaulapaiva.com/

Vimeo do Rugas: https://vimeo.com/212181045

https://www.facebook.com/VemproRugas/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A POSSE, COMO CULTURA

Augusto Boal (in memoriam 2002) nos lembra a importância da ocupação das ruas e espaços públicos pela cultura. E por meio dela, transmitir pelos sentidos – e não só pela razão – a transformação de palavras e promessas.