Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #139 – Rafael Vilela: Fila da Fome

Rafael Vilela apresenta o 139º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Rafael Vilela, Fila da Fome 13

Fila da Fome.

2021. Noite. As ruas estão cheias. Pessoas perambulando de um lado para o outro. Grupos juntam-se em meio à fumaça, uma fogueira acesa. Música alta. Falatório, berros, gritos. Aglomeração.

Não. Não é festa. Não são adolescentes à procura de resolver seus desejos, não são negacionistas provocando o isolamento proposto. Não. É o resultado visível e triste de um projeto de poder que retira direitos, empregos, salários, saúde, educação. Fome. Um projeto de poder que alimenta a terceirização, a precarização do trabalho, a destruição do sistema de saúde e assistência social. Fome. É a população que segura o lado mais fraco desse cabo de guerra. A população pobre que perdeu, além da possibilidade de subsistência, seus pertences, sua moradia. E muito mais.

As ruas estão cheias. Cheias de pessoas que estão perdendo tudo. E aquela inimiga cruel chega junto. A fome. O desespero de não poder alimentar seus filhos, seus pais, seus irmãos. A perda da mais básica dignidade.

Mas ainda existe luz nesse túnel. A grande quantidade de grupos, coletivos, associações, frentes, que somam na tentativa de reduzir os estragos causados pela fome. Distribuição de equipamentos de proteção, produtos de higiene, alimentos, quentinhas. Uma rede colaborativa que se estende do centro às periferias. A solidariedade. Arma poderosa contra as atrocidades de governos genocidas.

Rafael Vilela, Fila da Fome1
Rafael Vilela, Fila da Fome2
Rafael Vilela, Fila da Fome3
Rafael Vilela, Fila da Fome4
Rafael Vilela, Fila da Fome5
Rafael Vilela, Fila da Fome6
Rafael Vilela, Fila da Fome7
Rafael Vilela, Fila da Fome8
Rafael Vilela, Fila da Fome9
Rafael Vilela, Fila da Fome10
Rafael Vilela, Fila da Fome 11
Rafael Vilela, Fila da Fome 12
Rafael Vilela, Fila da Fome 13
Rafael Vilela, Fila da Fome 14
Rafael Vilela, Fila da Fome 15
Rafael Vilela, Fila da Fome 16
Rafael Vilela, Fila da Fome 17

.

Minibio

Rafael Vilela é fotógrafo independente e um dos fundadores da Mídia NINJA. Suas fotografias fazem parte do acervo permanente do MAM São Paulo e já foram expostas em diversos festivais de fotografia no Brasil e no mundo. Em 2014 foi convidado pela Magnum Photos para participar do projeto Offside Brazil para documentação paralela da Copa do Mundo. Foi nominado para o World Press Photo Joop Swart em 2013, 2014 e 2015. Em 2020 seu trabalho de documentação da pandemia foi selecionado pelo fundo de emergência da National Geographic e premiado junto ao coletivo Covid Latam no POY Latam – Pictures of The Year Latino America e no World Press Photo Book Award.

As fotografias desta reportagem foram financiadas pelo Fundo Emergencial para Jornalistas Cobrindo Covid-19 da National Geographic Society.

Para conhecer mais o trabalho do artista

https://www.instagram.com/piravilela/

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2021/04/amazonia-endemias-zoonozes-covid-19-dengue

https://www.instagram.com/midianinja/

https://www.instagram.com/covidlatam/

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, recriar seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Hoje Maria Marighella é a entrevistada no Programa JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA. Atriz, mãe, militante e produtora cultural. Herdeira de uma família de tradição militante. Maria

Helena Silvestre - Notas sobre a fome

Notas sobre a fome

O Café com Muriçoca de hoje traz uma resenha literária de “Notas sobre a fome”, de Helena Silvestre, além de reflexões sobre a virada do ano no país e nas quebradas.

Quem segura essa quebrada

Quem segura essa quebrada?

O Café com Muriçoca de hoje traz duas indicações de livros: “Viela Ensanguentada”, de Wesley Barbosa, e “O Pé que ficou naquela estação”, de Nina Barbosa.

Cada um com sua prioridade

Já os mais pobres têm urgência. Sua sobrevivência depende de comida na mesa e o futuro governo precisa agir imediatamente, mesmo que seja obrigado a provocar um desarranjo no “mercado”