Microcosmos por Jorge Sato.
O surto se aproximou e o confinamento foi preciso. A noção do tempo foi perdida e o controle sobre as ações mais simples, dissolvida. A realidade se tornou mais fria, devido a suspensão das interações físicas, e duvidosa, por vivenciarmos um prelúdio distópico do romance de George Orwell.
Como consequência deste cenário, surge o projeto Microcosmos, buscando representar o universo interior através de um olhar onírico sobre objetos triviais espalhados pela casa. Sentimentos inconstantes e contrastantes dão vida a uma releitura silenciosa, nostálgica, misteriosa e sideral.
As representações podem ser tanto por semelhança, como a Via Láctea dentro de uma xícara de café quanto pelo sentido figurado, como uma página remetendo à luz do conhecimento. Há também associações contemplativas, como gotas retratando uma pintura expressionista abstrata ou bolhas de um antisséptico simbolizando uma relação espiritual aos fenômenos da natureza, defendida pelo movimento artístico romântico surgido no fim do século XVIII.
A ideia do projeto Microcosmos é canalizar as angústias, anseios e o vazio provenientes do isolamento e levá-las a um refúgio criativo. É dar propósito a este tempo suspenso que nos remete a um eterno Déjà vu. É conceder à alma um breve conforto e um respiro profundo.
Filme
MICROCOSMOS por Jorge Sato on Vimeo
Minibio
Situado em São Paulo, Jorge Sato se formou na ESPM (Escola Superior de Propaganda & Marketing) e começou sua carreira na área criativa nas agências de publicidade. Após um ano, conheceu um premiado fotógrafo brasileiro de fine art e depois de trabalharem juntos por aproximadamente três anos, aprendendo a dinâmica do mercado autoral da concepção à exposição, Sato decidiu focar em projetos artísticos visando encontrar sua própria narrativa e linguagem visual. Apesar de ser um jovem fotógrafo, já participou de muitas exposições solo e coletivas no Brasil e no exterior.
.
Para conhecer mais o trabalho do artista
Portfolio: www.jorgesato.com
Instagram: https://www.instagram.com/satojorge/
.
O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.
Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente