“Pintou um clima”: fala de Bolsonaro é negada por venezuelana

Fala de Jair Bolsonaro (PL) sobre um encontro com venezuelanas viraliza e é desmentida por jovem presente no dia do evento

Na última sexta-feira (14), “Pintou um clima”, “Bolsonaro pedófilo” e “Bolsonaro pervertido” foram alguns dos termos que mais circularam nas redes sociais. Esses comentários se dirigem às declarações que o presidente da República fez em um podcast acerca de um encontro que teve com jovens – de 14 e 15 anos – venezuelanas. A visita foi registrada em uma transmissão ao vivo em suas redes sociais. 

Por Raquel Tiemi

Na entrevista, Bolsonaro contou que estava a passeio em São Sebastião, comunidade localizada em Brasília, quando parou sua moto numa esquina e avistou umas “3 ou 4 menininhas bonitas, arrumadinhas num sábado numa comunidade”. Ele ainda diz que “pintou um clima” e pediu para entrar na casa delas. Bolsonaro não explica porque um idoso de 67 anos quis entrar na casa de garotas de 14 anos. Logo após entrar na casa, Bolsonaro diz que todas eram venezuelanas e estavam arrumadas para ganhar a vida, insinuando prostituição infantil. 

Diante dessa interpretação descabida de Bolsonaro, uma das jovens venezuelanas que estava no dia do encontro desmentiu toda a fala do presidente. “Não tem nada a ver com o que ele está falando agora”, disse ao UOL

Ela ainda prossegue ao afirmar que ocorria um evento social para refugiados no dia da visita de Bolsonaro. “Esse dia foi uma ação que acontecia na casa. Uma brasileira que fazia curso de estética vinha até aqui para fazer a prática do que estava aprendendo, de corte de cabelo, design de sobrancelha. Então, nós reunimos um grupo de mulheres e era isso o que acontecia naquele dia”, declara a venezuelana. 

Mesmo fazendo uma acusação muito séria de prostituição infantil, nas filmagens do dia da visita Bolsonaro aparece na casa sem demonstrar desconforto com a situação. Além disso, não comentou ou tomou qualquer providência diante do que suspeitava

O presidente e seus aliados bolsonaristas acusam o PT de ter tirado sua fala de contexto para desqualificá-lo, no entanto, quem mais manipulou as informações foi o próprio. Na entrevista, Bolsonaro distorceu o encontro com as jovens para exemplificar seu discurso de uma “venezuelização” do Brasil caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença a eleição. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Salve, Gloria Maria!

Salve Gloria Maria. Mulher, preta, chic, vanguardista e ícone fashion. Tal como um farol, ela sinalizava que era possível desbravar o mundo.

Jornalistas Livres Entrevista: Livia Sant`Anna Vaz

O JL Entrevista conversa com a promotora de Justiça Livia Sant’Anna Vaz, do Ministério Público da Bahia. No bate-papo, Livia fala sobre feminicídio, cultura do estupro e igualdade racial, entre outros temas.