O que aprenderemos com a Vitória do Davi

Davi, o jovem negro de 20 anos da periferia de Salvador, entrou no BBB24 como um azarão da repescagem. Com pouca visibilidade nas redes sociais e sem o apoio de grandes torcidas organizadas, ele rapidamente se tornou alvo de um grupo majoritário dentro da casa. Enfrentando o racismo estrutural, o isolamento e a desvalorização de sua inteligência, Davi não apenas sobreviveu, como se consagrou campeão, em uma trajetória que nos ensina valiosas lições sobre resiliência, estratégia e inteligência emocional.

As estratégias de Davi

  • Eliminar o inimigo com seu próprio veneno: Davi identificou em Wanessa Camargo uma oponente perigosa e manipuladora. Ao invés de confrontá-la diretamente, ele a aproximou e com o tempo, Wanessa se expôs, se revelando para o público. Suas próprias atitudes a levaram a expulsão.
créditos: tv globo
  • Inteligência emocional: Davi não se deixava levar pelas provocações e manipulações. Ele controlava suas emoções, respondendo com calma e inteligência na maioria das vezes, sem perder a compostura. Em momentos de segurança demonstrava saber claramente tudo o que aconteceu, mesmo não as pontuando de forma clara no momento. Essa estratégia foi de muita sabedoria para adoçar a sua imagem nos meios de comunicação hegemônicos.
  • Esperar o momento certo: Davi sabia que não era o momento de provocar seus oponentes diretamente. Ele observava, coletava informações e esperava o momento ideal para agir. Muitas vezes no ao vivo.
  • A vivência como trunfo: A vivência de Davi na periferia lhe deu uma inteligência prática e perspicaz, que o permitia ler as pessoas e situações com clareza. Essa inteligência, muitas vezes ignorada pela academia, foi fundamental para sua vitória. É sabedoria ancestral.
  • Honestidade: Davi se calava por medo de represálias, de ser vilanizado ou de perder tudo. Mas, mesmo com o medo, ele encontrou a força para se defender e expor as injustiças que sofria. Sempre tinha coragem de pontuar diretamente as pessoas inúteis e egoistas.
  • Reconhecimento de falhas: Davi reviu falas de contexto desatualizados pediu desculpas e não utilizou mais, mostrando empatia e amadurecimento.

  • Fé inabalável: Mesmo com a maioria dos participantes contra ele, Davi manteve a fé em si mesmo e em sua capacidade de vencer. Nos momentos de fragilidade, ele se agarrava à sua fé e à sua força interior para seguir em frente.

A Vitória

A vitória de Davi é um símbolo de esperança para a população negra e periférica brasileira. Ela demonstra que, mesmo com todas as adversidades, é possível vencer através da inteligência, da resiliência e da fé.

O borther, como a maioria dos jovens negros da periferia, não teve acesso à educação de qualidade. Seu letramento vem da vida, das experiências e da luta pela sobrevivência. Sua passagem pelo BBB24 nos mostra a importância de investir na educação de qualidade para todos, especialmente para aqueles que são historicamente excluídos.

Davi é um jovem cheio de potencial. Com sua inteligência, força de vontade e capacidade de superação, ele tem tudo para alcançar seus objetivos. Esperamos que sua trajetória inspire outros jovens a seguirem seus sonhos e a lutarem por um futuro melhor.

A vitória de Davi no BBB24 é uma vitória de todos nós que acreditamos na justiça, na igualdade e na capacidade de superação do ser humano. Que sua história nos inspire a lutar por um mundo mais justo e inclusivo, onde todos tenham a oportunidade de alcançar seus sonhos. Pela primeira vez parece que o Brasil criou afeto por um jovem negro retinto periférico, enquanto periférico.

Por Antonio Isuperio

(*) Antonio Isuperio é arquiteto brasileiro, negro, periférico, lgbt+ que mora em New York. Ativista de direitos humanos por quase 15 anos, é filho de empregada doméstica e graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Goiás, com MBA em varejo pela FGV- SP. É especialista em Design de Varejo e pesquisa e tendências de futuro e membro do Núcleo Negro do Jornalistas Livres

Leia mais: O que aprenderemos com a Vitória do Davi

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS