O PRINT, O TABU E O GOVERNADOR RUI COSTA

Dirigente do PT se posiciona ante a declaração do governador baiano de que não vê "tabu" na cobrança de mensalidades universidades públicas

Rui Costa dá declaração desastrosa sobre ensino pago nas universidades públicas
Rui Costa dá declaração desastrosa sobre ensino pago nas universidades públicas
VALTER POMAR, historiador e integrante da Direção Nacional do PT. Artigo reproduzido do portal Brasil 247

Segundo acabo de ler em um “print” de um “zap”, o governador Rui Costa acredita que não fez nenhum ataque à Universidade pública.

Segundo o governador, sua resposta à imprensa teria sido de que não vê “tabu” na cobrança de mensalidades, mas que este não seria o melhor momento para tal “debate”, em função do ataque que a Universidade vem sofrendo.

Como o governador Rui, eu também não acredito em “tabu”. Mas acredito em lógica.

Quando o governador aborda desta forma o tema da cobrança, é óbvia qual sua posição de mérito sobre o assunto.

E quando o governador escolhe falar em “tabu” numa declaração à imprensa, é óbvio que ele está fazendo o “debate” exatamente quando a Universidade publica está sob ataque.

Noutras palavras: o governador Rui vai na contramão do que a conjuntura exige de todos nós.

Mas qual a surpresa?

Afinal, não tem sido mais ou menos esta a postura do governador Rui frente à greve dos professores universitários da Bahia, frente à reforma da previdência, frente ao pacote anti-crime de Moro, frente ao governo Bolsonaro?

Não está sendo esta a postura do governador frente às eleições de 2020 e 2022?

Não foi deste mesmo tipo a postura do governador Rui frente ao chamado “plano B” nas eleições presidenciais de 2018? E quem esqueceu sua declaração diante da chacina do Cabula?

Não há surpresa: o governador Rui, ao menos neste momento, está na vanguarda daqueles que defendem um outro tipo de política, para um outro tipo de Partido, bem diferente do que é o Partido dos Trabalhadores.

Como não acredito em “tabu”, só posso dizer que já assisti este filme antes. Inclusive no que toca à passividade assustada de boa parte da direção do Partido.

Afinal, é óbvio que a ótima nota da Juventude do PT deveria ter sido assinada pela executiva nacional do Partido.

O Diretório Nacional do PT, que vai se reunir em junho, terá que enfrentar o assunto. E se for necessário, o Congresso do Partido terá que fazer o mesmo.

E, como diria o Rui, não vejo “tabu” em perder um governador, se este for o preço a pagar para impedir a desmoralização e a destruição do Partido.

Mas espero, sinceramente, que o desfecho não seja este.

Espero que o desfecho seja aquele descrito em uma nota (em construção) assinada por petistas da Bahia: “Rui foi eleito para um mandato a partir do Partido dos Trabalhadores e a partir do esforço da militância petista baiana. Por esse motivo, esperamos do governador que faça valer o seu mandato, restabeleça o ponto dos professores grevistas, reabra os canais de diálogo e negociação, representando, assim, os anseios do seu partido e de todos os trabalhadores e trabalhadoras, e que respeite sua biografia enquanto ex-sindicalista e egresso dos movimentos sociais e da classe trabalhadora”.

Aqui reportagem da Folha de S.Paulo sobre a declaração desastrosa de Rui Costa: https://outline.com/VzPMxk

Categorias
ArtigoBahiaDestaquesEducaçãoEstudantesOpiniãoPolítica
17 comentários:
  • Adalberto Menezes
    22 maio 2019 at 23:47
    Comente

    Ele está certo! Ta pulando fora porque a barca do PT está afundando.

  • Ana Paula Andrade
    23 maio 2019 at 1:05
    Comente

    #RuiCorta está liquidando o maior colégio eleitoral do PT. Ele precisa ser expulso, já!

  • Ana Paula Andrade
    23 maio 2019 at 1:22
    Comente

    #RuiCorta está acabando com o maior colégio eleitoral do PT. Precisa ser expulso já!!!

  • Cica Ferreira
    23 maio 2019 at 4:10
    Comente

    Não vejo nada de mais cobrar de quem pode pagar, como os alunos de escolas particulares. Eles são a maioria nas universidades públicas e podem pagar, sim! Estou com o governador Rui Costa!

  • Anônimo
    23 maio 2019 at 5:16
    Comente

    Um grande babaca pra mim. O que ele quer? Desde muito tempo já vejo ele se rebelar, com certos comentários. Ele pensa que, pelo fato de ter sido eleito, os votos são dele e se reelegerá quantas vezes quiser. Mas tenha certeza que está muito enganado. Está na hora de podar as asas dele, pois está se achando.

  • Marcos Sampaio
    23 maio 2019 at 5:51
    Comente

    Rui deixará seu sucessor, com certeza. O povo não liga mais pra ideologia petista. Todo mundo sabe que é só retórica.

  • Jose
    23 maio 2019 at 7:33
    Comente

    Hoje, só quem estuda em universidades públicas são os ricos.
    Os pobres tem que estudar e trabalhar.

  • Marcelo Machado
    23 maio 2019 at 9:03
    Comente

    Rui Costa é o melhor gestor público do Brasil. O único defeito dele é ser filiado ao PT. Sua maior qualidade, além da lucidez, é que ele não cede ao corporativismo e à ideologia retrógrada, tão própria do seu partido. Por isso, vira e mexe, desagrada aos bolcheviques petistas. Rui: filie-se ao partido Novo ou a alguma outra agremiação que traduza de fato os anseios da maior parte da população brasileira. Lá com certeza vc será melhor compreendido…

  • Jocaeis Mariano
    23 maio 2019 at 9:12
    Comente

    O governador tem consciência; ele sabe que foi eleito pelo apoio de partidos ex-Carlistas! Tire o apoio desses partidos e verão o que o PT consegue eleger na Bahia! O PT não tem votos nos currais do interior do Estado. Veja de onde saiu Oto Alencar e onde se encontra hoje! No interior ele herdou parte do espólio de ACM. O PT governou Vitória da Conquista por quase vinte anos e não elegeu 3 vereadores! O PT sem apoio de Oto e Leão jamais elegerá um governador do partido na Bahia…..Se Oto for Candidato a governador, adeus PT….

  • Gilsemar Aymberê
    23 maio 2019 at 9:18
    Comente

    O problema não é “perder um governador”, é perder o governo da Bahia; já q faz tempo q não conseguimos retomar a gestão de Salvador e os entraves causados pela oposição são consideráveis. Críticas são pertinentes, as construtivas, mas o chamamento ao debate à exaustão é essencial.

  • Wendel
    23 maio 2019 at 9:49
    Comente

    🤣😂🤣😂 esse Governador só faz prejudicar os trabalhadores do estado, acabou com EBDA, EBAL, INSTITUTO MAUÁ demitindo varios servidores públicos concursados, gastando dinheiro público com Propagandas enganosas que faz os eleitores que não tem estudo e conhecimento de política e alienados votarem nele hipócrita mentiroso

  • João
    23 maio 2019 at 10:23
    Comente

    Engraçado, o governador é somente para atender os dogmas do “partido”? Interesse público pra que né?

  • Jorge Rocha
    23 maio 2019 at 12:12
    Comente

    Uma coisa é tá de fora criticando.
    Outra é estar à frente, decidindo o que fazer com os recursos que lhe cabem.

  • delio cruz couto
    23 maio 2019 at 12:58
    Comente

    Valter Pomar é jornalista , e livre?

    • Laura Capriglione
      23 maio 2019 at 16:02
      Comente

      Valter Pomar é um historiador brasileiro filiado ao PT. Atualmente integra a Direção Nacional do PT e leciona Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC.

  • Fabio
    23 maio 2019 at 16:32
    Comente

    Rui Costa tem uma visão administrativa mais apurada que a velha guarda petista e é por isso que a Bahia está bem administrada em relação aos governos de direita e seus estados falidos, sem apoio federal Rui aperta o cinto pra não parar os serviços essenciais e a cobrança em faculdades publicas por quem pode pagar é mais que justa, bem administrada a Bahia não foi até Bolsonaro pedir esmolas como mais da metade dos Estados desse falido país, nota 10 a administração de Rui Costa.

  • Pagando o Pato
    24 maio 2019 at 9:18
    Comente

    Tem babaca bolsominion em todo canto falando em “ideologia” e “retórica” sem o contexto correto. Vão se informar, alienados.

  • Deixe uma resposta