Morre Tibisay Lucena, ministra venezuelana e ex-presidente do CNE

Ministra Tibisay Lucena esteve à frente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) entre 2006 e 2020

Faleceu na manhã desta quarta-feira, 12, Tibisay Lucena, Ministra do Poder Popular para a Educação Universitária da Venezuela e ex-presidenta do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) aos 63 anos. A causa da morte não foi divulgada. Tibisay esteve à frente do CNE entre 2006 e 2020 e foi responsável por 18 processos eleitorais durante os mandatos de Hugo Chávez e Nicolás Maduro. 

Nas redes sociais, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro lamentou a morte de Tibisay e a definiu como “uma patriota defensora da democracia e da educação”. 

“É com grande tristeza que temos de dar o último adeus a uma mulher de grandes batalhas. Tibisay Lucena foi uma mulher de muita tenacidade, que permaneceu leal aos seus princípios e ideais, defendendo sempre as causas justas do povo. Os venezuelanos irão recordá-la sempre pela sua integridade e força moral”, publicou Maduro. 

Tibisay atuou como assessora de comissões da Assembleia Nacional Constituinte em 1999 e, no ano seguinte, contribuiu com a criação da Lei Orgânica do Poder Eleitoral. 

Em agosto de 2017, Tibisay e outros 12 funcionários do governo venezuelano foram acusados de “violações dos direitos humanos, enfraquecimento do Estado de direito e das instituições democráticas” e tiveram seus vistos cancelados e contas bancárias bloqueadas através de sanções dos Estados Unidos, União Europeia e Suíça. As medidas miravam punir a lealdade dos funcionários ao governo venezuelano. 

Na ocasião, Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos de usarem sanções contra funcionários do governo de Caracas para atacar a democracia no país. “Pretendem usar as ameaças para derrotar a democracia. As sanções, para nós, representam uma vitória do Estado venezuelano, rumo à Assembleia Constituinte. Continuaremos firmes e jamais nos ajoelharemos”, declarou.

A vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodríguez, também prestou homenagens nas redes sociais. “Filha distinta da Venezuela, ex-presidente do Conselho Nacional Eleitoral e ministra da Educação Universitária. Foi uma verdadeira militante pela vida e lutou sem trégua na sua última batalha. As nossas condolências à sua família e amigos. Voa alto irmã!”. 

O Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e José Vásquez, governador de Guárico, também se manifestaram desejando condolências aos familiares, amigos e ao povo venezuelano. 

Nas redes sociais o governo venezuelano, junto com os demais ministérios, criou a campanha “Tibisay Guerrera De Luz” com a hashtag #TibisayGuerreraDeLuz para prestar homenagens à ministra. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS