II Festejo Raízes do Riso exalta comicidades negras em confluência aos saberes indígenas

O Festival acontece entre os dias 5 e 11 de abril, tendo como fundamento a alegria das culturas negra e indígena
II Festejo Raízes do Riso. Foto: Fernando Solidade
Foto: Fernando Solidade

O espaço formativo Terreiros do Riso anuncia o festival “II FESTEJO: RAÍZES DO RISO”, entre os dias 5 e 11 de abril, que tem como fundamento a alegria das mais diversas produções culturais negras em confluência aos saberes indígenas. Reúne mais de 70 pessoas, entre artistas do riso, grupos tradicionais, palhaçes, mestris, professoris, pensadoris, pesquisadoris, músices, dançarines, referências e vozes que atuam na contramão da visão euroreferenciada sobre riso, alegria e comicidade e enaltecem expressões diaspóricas, originárias e contemporâneas, pouco reconhecidas nas academias, nos espaços formativos e mercado cultural.

Esses sete dias serão suleados pela oralidade, ferramenta de expressão e conexão de uma geração a outra, e pela estética criativa da comicidade ancestral. A memória e a força dos saberes tradicionais serão acionados para fortalecimento do riso e da alegria como orientadores da luta, resistência, denúncia e celebração negra no Brasil. Exu, o senhor das encruzilhadas, responsável por transportar o axé, é guia nessa jornada, atuando também como modo de pensamento e fundamento epistemológico e filosófico.

II Festejo Raízes do Riso. Foto: Imaginário Produções
Foto: Imaginário Produções

“Quando percebemos alegria como um fundamento ético, presente na sabedoria
afro-diaspórica e indigena, estamos falando de cura. Não a cura como a ciência ocidental
fomenta, mas sim uma sabedoria ancestral, uma cura que sustenta e firma nossa alma”

conta Vanessa Rosa, idealizadora e produtora do Festejo.

O burburinho de abertura será regido por Vanessa Rosa, o Xirê de Abertura conta com as participações do Babalorixá Rodney William – “Exu é Alegria” e o Professor Muniz Sodré – “Alegria é Regência”. Quem fecha o primeiro dia são as Pastoras do Rosário com o show “Pastoras do Rosário em Libertador”. O festejo também terá a honra de receber Monilson Santos, Fabio Soares, Mestre Martelo, Mestre Zelão, Coral Amba Vera, Família Xamego, Rainhas do Radiador, Cia Catappum, Guerreiro Santa Madalena, Saloma Salomão, Nirlene Nepomuceno, Cibele Mateus, Jongo de Tamandaré, Deise de Brito, Bartira Menezes, Cristiane Rosa, Yakuy Tupinambá, Dona Didi, Carolina Ferreira, Lilyan Telles, Luz Cabloca, Mafá Santos, Raquel Franco, Familia Menezes, Terreiro Encantado, Gê de Lima, Danna Lisboa, Mestra Aurinda do Prato. e educadores do Centro de Educação e Cultura Indígena Tenondé Porã.

O evento é totalmente online e gratuito, com a transmissão das oficinas, rodas de conversa, exibição de documentário, brincadeiras tradicionais, espetáculos e shows de circo, teatro e música através das plataformas digitais do Terreiros do Riso. A programação completa pode ser conferida no Instagram.

Sobre o Terreiros do Riso

Com a matrigestão de Vanessa Rosa, educadora, artista do riso, atriz e produtora, Terreiros do Riso é um espaço de experimentação no campo da alegria como fundamento-ético, do riso e das comicidades afro-diaspóricas, afro-indígenas e dos saberes da periferia, ligada a região do Grajaú e Cidade Dutra – Extremo Sul de São Paulo, local onde Vanessa inicia sua caminhada nas artes em 2004. Em diálogo constante com o território, desenvolve processos formativos para adultos e crianças fincado no desejo de transmitir ensinamentos ancestrais e referências cômicas afro-indígenas e periféricas.

II Festejo Raízes do Riso. Foto: Sergio Fernandes
Foto: Sergio Fernandes

.

Serviço
Evento II FESTEJO: RAÍZES DO RISO

De 05 a 11 de abril
Online, via Facebook, Youtube e Instagram do Terreiros do Riso
Classificação indicativa: livre

https://www.facebook.com/terreirosdoriso/

https://www.youtube.com/channel/UCvkfZSNRCeVwOVpFgNqTLsA

https://www.instagram.com/terreirosdoriso/

.

Contato:
Assessoria de Imprensa: Jéssica Ferreira
E-mail: [email protected]
Telefone: (11) 9 4967 6015

.

Leia também nos Jornalistas Livres:

https://jornalistaslivres.org/cinebaru-chega-a-sua-5a-edicao-fortalecendo-a-producao-cinematografica-no-territorio-baiangoneiro/

https://jornalistaslivres.org/a-democracia-dos-massacres-e-o-massacre-da-democracia/

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.