Encalhe em massa na Austrália ocasiona a morte de dezenas de baleias piloto

230 baleias foram encontradas na praia perto do Porto Macquarie, na Tasmânia, Austrália. Das achadas, apenas metade conseguiram sobreviver

230 baleias-piloto foram encontradas encalhadas em uma praia localizada perto do Porto Macquarie, na Tasmânia, Austrália. De acordo com o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente, apenas metade dos animais se encontrava com vida. Uma equipe de resgate contendo especialistas em vida marinha já foi encaminhada ao local. Em vídeos, moradores locais usam panos e baldes de água na tentativa de manter as baleias vivas. A espécie piloto é conhecida por ser altamente social e viver em grandes grupos que costumam se juntar em situações de perigo.

Por Camilla Almeida

As baleias mortas serão retiradas do local com o auxilio de equipamentos para evitar atrair tubarões à praia. Aquelas consideradas fortes o bastante para sobreviverem no ambiente marinho serão devolvidas ao mar. Biólogos e oceanógrafos do mundo todo expressaram preocupação com o encalhe em massa, classificado como um dos piores da história da Austrália. De acordo com o médico veterinário Milton Marcondes, encalhes em massa acontecem quando “quando dois ou mais animais, que não sejam mãe e filhote, na mesma hora e na mesma área”. “É justamente o caso das baleias-piloto. Elas vivem em grandes grupos e quando acontece uma situação dessas, o grupo inteiro, ou uma boa parte do grupo, acaba encalhado”, afirmou o especialista.

Imagens da praia localizada perto do Porto Macquarie [Imagem: Reprodução/Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia]

Existem múltiplas hipóteses para explicar o fenômeno. Doenças e epidemias podem afetar o grupo ou seu líder, desorientando e levando ao encalhe. A ação humana, com a produção de sons que chamem a atenção dos animais, armadilhas naturais e fenômenos marinhos são algumas das alternativas que podem desencadear esse comportamento nas baleias. “Em alguns locais, as linhas magnéticas da terra convergem para determinado ponto. As baleias, que utilizam o campo magnético para se orientar, podem ficar perdidas em decorrência dessa oscilação”, afirma Marcondes.

Vídeo de local, no qual é possível ver as dezenas de baleias mortas.

Especialistas ainda trabalham em hipóteses para desvendar o motivo por trás do encalhe em massa. O médico veterinário destaca o caráter incomum do acontecimento, dado o também encalhe de 15 cachalotes na mesma localidade, na semana passada.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS

Olhe pra cima! Olhe AGORA!

Já passou da hora do Jornalismo parar de olhar pros likes, pro mito da imparcialidade e retomar o trabalho de mostrar a verdade!