Delegacia NÃO, Memorial SIM!

foto MARINA AZAMBUJA

Em memória aos 53 anos do golpe militar, os grupos “Núcleo da Memória” e “Memória, Verdade e Justiça de São Paulo”, realizaram nesse sábado, 01/04/2017, o “4° Ato Unificado Ditadura Nunca Mais”. O objetivo do evento é transformar as dependências do DOI-Codi em memorial, evidenciando a importância da conscientização de toda a sociedade, sobre o horror vivenciado durante o período ditatorial que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985. O local foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do estado de São Paulo em janeiro de 2014.

 


O prédio na Rua Tutóia onde atualmente funciona uma delegacia foi o palco principal da Operação Bandeirantes, mais conhecida como OBAN. A operação foi elaborada em 1969 pelo Exército com o apoio do Estado e das forças armadas. Por lá passaram mais de 6.700 acusados e morreram 50 pessoas, entre elas o jornalista Vladimir Herzog.
O pátio da delegacia estava repleto de cartazes, faixas e banners que denunciam o desaparecimento de presos políticos brutalmente torturados e assassinados; e também repudiam as “Ruas da Vergonha”, que homenageiam torturadores como, dr. Sérgio Fleury, Henning Boilesen e Ênio Pimentel da Silveira.


A apresentação do ato foi conduzida por José Luís del Roio e contou com a presença de alguns dos militantes que sobreviveram às agressões no DOI-Codi e narraram os tristes momentos de crueldade que passaram enquanto lutavam pelo fim da Ditadura Militar. Eles citaram amigos, familiares que foram executados à sangue frio no local que tornou-se um dos cenários mais horríveis da história do país.
O jornalista, ex- preso político e presidente do Conselho Núcleo Memória, Ivan Seixas referiu-se à a triste maneira como foi torturado ao lado do pai, Joaquim Alencar de Seixas, dirigente do Movimento Revolucionário Tiradentes, que ,infelizmente, não resistiu às agressões e morreu.


A atriz Dulci Muniz junto ao Núcleo 184 do Teatro Heleny Guariba, fizeram uma intervenção representando o julgamento em que os jovens militantes narravam como foram assassinados, entre as narrações mais importantes estavam a da estudante Aurora Maria Nascimento Furtado e Heleny Guariba.
Por fim, o coro Luter King emocionou o público com belas canções que recordam os “anos de chumbo” do Brasil.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Doria resiste em honrar mortos da ditadura

Depois da audiência de conciliação feita de forma pública no próprio DOI-Codi, o Governo do Estado terá que apresentar, em 90 dias, contraproposta à reivindicação do Ministério Público, que quer que o imóvel vá para a Secretaria de Cultura e o processo de tombamento de 2015 tenha continuidade, transformando definitivamente a atual delegacia em um centro de memória sobre os crimes cometidos pela ditadura militar