‘Casa do Ano’ é de rapper morador em favela de BH

Projeto de moradia idealizado pelo arquiteto Fernando Maculan é premiado como o melhor do ano no mundo por site especializado
Frente da casa do compositor de rap no Aglomerado da Serra, em BH - Foto de Leonardo Finotti/Divulgação

A Casa no Pomar do Cafezal, no Aglomerado da Serra, na Zona Sul de Belo Horizonte, ganhou o prêmio de “Casa do Ano”, promovido pelo ArchDaily, site que cobre notícias sobre arquitetura em todo o mundo. A casa é do artista e compositor de rap Kdu dos Anjos, de 32 anos, gerente do Centro Cultural Lá da Favelinha, organização artística-cultural independente e sem fins lucrativos. A escolha foi realizada por meio de votação online. “Juro que estou em prantos, não sei nem o que falar. Esse prêmio é para todas as periferias do mundo. Amanhã tem festa na favela”, disse Kdu no Instagram ao anunciar a premiação.

Ambiente interno da casa de Kadu – Foto de Leonardo Finotti – Divulgação

“Inacreditável, gente! Meu barraco está concorrendo a “Casa do \ano” mundial, pela ArchDaily. A casa do pomar, ou barraco do kdu, está em um beco, em uma rua do Serrão que não tem nem CEP, não têm água encanada e nem energia legal. O bairro foi construído pelos moradores. A estrutura do meu barraco fortalece a sustentação do beco inteiro. Popularmente moro na rua Sustenido, beco Jenipapo (poesia)! Tenho muito que agradecer a muita gente”, publicou Kdu em sua rede social há alguns dias ao saber da indicação da sua casa para o concurso.

Conforme Kdu, em 2022, o projeto da casa, feito pelo arquiteto Fernando Maculan, foi um dos mais curtidos na internet e, no mesmo ano, ficou entre os 50 mais interessantes do Brasil. A casa, que tem 66 metros quadrados e foi construída com tijolos expostos, sem reboco e pintura.

Área com vista para o aglomerado – Foto de Leonardo Finotti

A casa de Kdu concorreu com outras quatro finalistas, da Índia, Vietnã, Alemanha e México. Em 2022 o coletivo Lá da Favelinha ganhou o prêmio de arquitetura Tomie Othaki. No mesmo ano, Kdu participou do reality show Ideias À Venda, representando o Remexe Favelinha, cooperativa de moda do Aglomerado da Serra que faz roupas a partir de outras já existentes e resíduos têxteis.

Kdu ficou tão alegre com a premiação que pediu uma tatuagem da Casa do Ano no seu braço – Reprodução de vídeo

Kdu dos Anjos se autodefine como “filho de uma geração inquieta e artista plural”. Ele tem diversos trabalhos artísticos como MC da cultura hip hop e do funk, produtor de moda, poeta, compositor, ator, arte educador e fundador do Centro Cultural Lá da Favelinha. Em 2020, Kdu recebeu o prêmio Empreendedor Social do Ano, da Folha de São Paulo, por coordenar a Frente Humanitária, projeto alimentou 270 mil pessoas e gerou empregos para mais de 300 moradores do Aglomerado da Serra.

Parte do Aglomerado da Serra, o maior conjunto de favelas de Belo Horizonte – Leonardo Finotti

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Plano Diretor da Grande BH para quem?

Por frei Gilvander Moreira[1] Ferramenta constitucional para o planejamento metropolitano, prevista no artigo 46, inciso III da Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989,

Domingo em defesa da Serra do Curral

Organizado com o apoio de mais de 100 entidades, coletivos ambientais, movimentos sociais aconteceu em Belo Horizonte (MG) neste domingo (4/6) o 6º Abraço à