Bolsonaro chama nordestinos de analfabetos e sem cultura em live

Lula (PT) teve vantagem no primeiro turno entre os nordestinos, campanha de Bolsonaro precisa atrair as pessoas da região
Jair Bolsonaro em live nesta quarta (5) quando associou nordestinos ao analfabetismo - Foto: Reprodução

Nesta quarta (5/10), em live, o presidente Bolsonaro justificou sua derrota entre os nordestinos com ataques e preconceito. Ele disse: “Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? Do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta, o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos também são inferiores na região”.

Por Emanuela Godoy

Em sua fala, o presidente culpou a gestões petista pela situação do Nordeste e disse que esses governos são responsáveis pela falta de cultura na região. “Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo.”

Bolsonaro posa com chapéu de couro, cultura típica de nordestinos, em campanha de 2018 – Mauro Pimentel / AFP

É verdade que o Nordeste é uma das regiões com menor número de estudantes que concluem o ensino fundamental. Mesmo assim, eles têm conseguido grandes feitos no Enem, por exemplo. E desmentem Bolsonaro. No vestibular de 2021, entre 10 alunos que receberam nota 1000 na redação, 7 são mulheres nordestinas. É também do Nordeste a liderança no quadro de medalhas nas Olímpiadas de História. Ceará reúne 19 medalhas, Rio Grande do Norte, 14, Bahia 6, enquanto São Paulo apresenta 15 medalhas e Espírito Santo, 5.

Bolsonaro ataca nordestino em live

Candidato à reeleição, o presidente precisa conquistar os votos do Nordeste, mas segue na contramão deste objetivo, adotando o ataque como estratégia. No primeiro turno, o Nordeste foi a região onde Lula e Bolsonaro tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67% dos votos válidos, já o candidato do PL atingiu 26,8%. O petista também venceu no Norte enquanto Bolsonaro saiu vitorioso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Xenofobia: bolsonaristas disparam ofensas contra nordestinos

Em mensagens trocadas em grupos de apoiadores do presidente, nordestinos são chamados de imbecis, otários, burros, tapados, ignorantes, atrasados, mortos de forme. Veja prints de conversas que a BBC News Brasil publicou:

Ofensa aos nordestinos em grupo bolsonarista

“Povo ignorante e mal informado”, disse outra integrante.

Ofensa aos nordestinos

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Lula e Xi: por nova ordem mundial

Coincidência vai além do terceiro mandato e é vista em discurso que desenha uma nova configuração da forças politicas no mundo, onde o protagonismo pode

Craque dentro e fora do campo

O centroavante Richarlison ganhou cerca de 4 milhões de seguidores em seu Instagram após fazer os dois gols na vitória do Brasil contra a Sérvia.