Bolsonaro chama nordestinos de analfabetos e sem cultura em live

Lula (PT) teve vantagem no primeiro turno entre os nordestinos, campanha de Bolsonaro precisa atrair as pessoas da região
Jair Bolsonaro em live nesta quarta (5) quando associou nordestinos ao analfabetismo - Foto: Reprodução

Nesta quarta (5/10), em live, o presidente Bolsonaro justificou sua derrota entre os nordestinos com ataques e preconceito. Ele disse: “Lula venceu em nove dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são esses estados? Do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta, o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos também são inferiores na região”.

Por Emanuela Godoy

Em sua fala, o presidente culpou a gestões petista pela situação do Nordeste e disse que esses governos são responsáveis pela falta de cultura na região. “Esses estados do Nordeste estão há 20 anos sendo administrados pelo PT. Onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego, leva a falta de esperança. É assim que age a esquerda no mundo todo.”

Bolsonaro posa com chapéu de couro, cultura típica de nordestinos, em campanha de 2018 – Mauro Pimentel / AFP

É verdade que o Nordeste é uma das regiões com menor número de estudantes que concluem o ensino fundamental. Mesmo assim, eles têm conseguido grandes feitos no Enem, por exemplo. E desmentem Bolsonaro. No vestibular de 2021, entre 10 alunos que receberam nota 1000 na redação, 7 são mulheres nordestinas. É também do Nordeste a liderança no quadro de medalhas nas Olímpiadas de História. Ceará reúne 19 medalhas, Rio Grande do Norte, 14, Bahia 6, enquanto São Paulo apresenta 15 medalhas e Espírito Santo, 5.

Bolsonaro ataca nordestino em live

Candidato à reeleição, o presidente precisa conquistar os votos do Nordeste, mas segue na contramão deste objetivo, adotando o ataque como estratégia. No primeiro turno, o Nordeste foi a região onde Lula e Bolsonaro tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67% dos votos válidos, já o candidato do PL atingiu 26,8%. O petista também venceu no Norte enquanto Bolsonaro saiu vitorioso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Xenofobia: bolsonaristas disparam ofensas contra nordestinos

Em mensagens trocadas em grupos de apoiadores do presidente, nordestinos são chamados de imbecis, otários, burros, tapados, ignorantes, atrasados, mortos de forme. Veja prints de conversas que a BBC News Brasil publicou:

Ofensa aos nordestinos em grupo bolsonarista

“Povo ignorante e mal informado”, disse outra integrante.

Ofensa aos nordestinos

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da