Tela de projeção é um projeto fotográfico que desenvolvo já faz algum tempo durante caminhadas pelas ruas de diferentes cidades. Tem relação com o conceito de deriva, de andar fora da rota, de fugir de caminhos normais; em suma, do desejo do desvio.
O que eu busco é uma ideia, um lapso, um algo não visível, mas que sempre esteve ali. Não é à toa que são fotos feitas todas com celular, este instrumento que anda colado ao corpo, quase como uma extensão de nós mesmos.
Com a pandemia, este procedimento ganhou um significado a mais, ao mostrar paisagens vazias em ambientes urbanos. Em expor o tempo em suspensão. Como se tudo estivesse aguardando algo que ainda não sabemos o que é.
E neste espaço/tempo, temos a possibilidade de projetar nossas paisagens internas e refletir sobre o que normalmente não é visto. Sobre o condicionamento das ideias, olhares, gestos. Sobre a mecanicidade dos sentidos… E da percepção.
Tela de projeção.
.
Minibio
Everton Ballardin é fotógrafo e curioso. Produziu reportagens fotográficas na Europa, África, Ásia e Américas. Nos últimos anos tem se dedicado à documentação de obras e exposições de arte.
.
Para conhecer mais o trabalho do artista
Instagram: https://www.instagram.com/everball/
Email: [email protected]
.
O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.
Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente