Com as mudanças climáticas, os eventos extremos estarão, infelizmente, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, como as tragédias das chuvas em Petrópolis, Franco da Rocha, Minas, Tocantins e Bahia. Há também eventos como queda da pedra em Capitólio. E, claro, os crimes ambientais do garimpo em Brumadinho e Mariana. Todos têm um grande impacto humano e precisam ser analisados devidamente nos noticiários, com precisão nas informações e respeito às populações.
Foi por esses motivos que professores Eduardo Macedo e Marcelo Gramani, ambos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), decidiram realizar uma oficina gratuita sobre Áreas de Riscos e Prevenção de Desastres Naturais, dentro do Ciclo Cidades Tecnológicas e Comunicativas, parceria entre o Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A ideia é atualizar profissionais do jornalismo, do turismo e de áreas afins sobre questões relacionadas ao meio ambiente, à tecnologia e à comunicação.
A oficina acontece dia 3 de março, das 16:00hs às 17:00hs pela CJE TV (no link https://youtu.be/I3ZRBprqLzg) e as inscrições com direito a certificado de participação para quem assinar a lista de presença virtual no dia do evento já estão abertas pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfdjkRZU5n-R2__RbbODjeMryJWcqnr15_xApmXpKpFhrMtPw/viewform .