Casa Corpo.
Tenho por hábito fotografar momentos que pedem permanência. São momentos de sentires profundos. Paro, respiro e sinto tudo estático ao meu redor, se contrapondo ao frenesi dos pensamentos.
A câmera, minha cúmplice de todas as horas, me auxilia nessa função de reter. Não sei bem se para acessar essa memória sentimental num futuro impreciso, ou como um recurso de expressão estética que me apazigua.
Momentos como esses foram e são constantes na quarentena. Às vezes troco a vassoura pela câmera, e vou arriscar construir alguma forma pra minha subjetividade. A casa serve ora como acolhimento, ora como clausura. Eu a piso, a vejo. Comungamos felicidade, tristeza, saudade, falta, raiva, apatia, tédio. Às vezes estou suspensa, às vezes desmoronada no seu chão. Ela acolhe dentro de si o externo de mim: o corpo puro que manifesta a expressão do que o move por dentro. E, desse relacionamento intenso, acontece esse ensaio movido por tantos e tão diversos sentimentos. Sem dúvida, no atual momento pandêmico, são essas imagens que me socorrem do transbordamento.
Casa Corpo.
.
Para conhecer mais o trabalho da artista
https://www.instagram.com/silviazamboni/
.
O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.
Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente