Sobreviventes.
A série Sobreviventes surgiu em março de 2020 no início da pandemia de COVID-19 e do isolamento social no Brasil. A partir do questionamento “quais serão os sobreviventes?” foi que comecei a formular as fotoperformances. Em um país tão desigual como o Brasil, infelizmente, não seria tão difícil apontar qual parte da população estava mais suscetível à morte, dessa forma passei a me perguntar quem conseguiria atravessar com vida a pandemia, e quais seriam os pensamentos, ideais políticos e condições econômicas e sociais dos possíveis sobreviventes.
Em meu trabalho, as imagens sempre tiveram lugar de destaque. Para mim, elas tem a capacidade de atravessar quem as vê e gera em cada pessoa uma reflexão, sensação e memória diferente. Para a construção das imagens da série, escolhi como espaço a minha casa, construções abandonadas e paisagens em meio a natureza de Santo Antônio do Leite, distrito de Ouro Preto – Minas Gerais, lugar onde vivo. Além disso, optei por cobrir o rosto de alguma maneira em todas as fotoperformances. Em sua maioria, utilizei máscaras, que eu mesma confeccionei, numa alusão direta a utilização das máscaras protetoras em nosso cotidiano pandêmico.
Para divulgar a série Sobreviventes, passei a postar as fotos em meu perfil do Instagram, o que fez com que além do trabalho em si, acontecesse uma espécie de performance via mídia social, já que os espectadores ou melhor, seguidores, puderam participar do trabalho tecendo comentários e até mesmo sugerindo novos sobreviventes.
Fotógrafos: Tamira Mantovani, Thiago Cabral e Thiago Ferraz (Sobreviventes VI)
.
Minibio
Meu nome é Tamira Mantovani, tenho 33 anos, sou performer e atriz. Mestra em artes cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, bacharel em teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais e técnica em interpretação pelo Teatro Universitário da UFMG. Apaixonada pela América Latina e suas manifestações artísticas e culturais, e fortemente influenciada pelas ideias do pensador Antonin Artaud, desenvolvo desde 2011 uma pesquisa sobre o fazer teatral híbrido contemporâneo, bem como a performance arte latina e o mascaramento cênico-performático.
.
Para conhecer mais o trabalho da artista
Instagram: https://www.instagram.com/tamira.mantovani/
e-mail: [email protected]
.
O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.
Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente
Uma resposta
Um trabalho fantasticamente sensível em um momento tão delicado atravessado por todos, cada qual a sua maneira.