Petista tem chance de vitória histórica para a Prefeitura de Cuiabá

Pesquisas mostram empate técnico entre Lúdio Cabral (PT) e Abílio Brunini (PL) na capital do agronegócio. Candidato do governador bolsonarista, Mauro Mendes (UB), não conseguiu passar para o segundo turno
Lúdio Cabral em carreta. Foto: Junior Silgueiro

Por Letícia Corrêa*

Cuiabá vive um momento único, um daqueles pontos de virada que podem definir seu futuro por décadas. A cidade, há oito anos sob a mesma gestão, chega ao segundo turno de uma eleição com um forte desejo de mudança. Para muitos, o nome que simboliza essa esperança é o do médico sanitarista Lúdio Cabral (PT). Na última eleição para a prefeitura da capital do Mato Grosso, Emanuel Pinheiro (MDB) se reelegeu com vantagem mínima (51,15% a 48,85%) sobre o mesmo Abílio Brunini (PL) que agora disputa o segundo turno com o petista.

Com quase três décadas de militância no Partido dos Trabalhadores (PT), Lúdio traz na bagagem não só uma longa trajetória, mas também um projeto de governo focado no que mais importa para os cuiabanos: saúde, educação e desenvolvimento sustentável. Lúdio já esteve nesta posição antes. Em 2012, disputou o segundo turno pela prefeitura contra o atual governador Mauro Mendes (UB), mas agora, em 2024, a realidade é outra. Tanto que apesar de ter vencido o governo do estado com quase 70% dos votos no primeiro turno em 2022, não conseguiu emplacar seu candidato à prefeitura, Eduardo Botelho (UB), que ficou em terceiro lugar.

Agora, ao lado da jornalista e empresária Rafaela Fávaro (PSD), candidata a vice-prefeita, em uma eleição marcada por divisões, ataques e a forte expectativa popular, as pesquisas indicam que a cidade pode, finalmente, optar por um novo caminho. Rafaela é filha do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávero, o que levou vários personagens da governo federal a fazerem campanha para Lúdio. Do outro lado, Mendes agora apoia Brunini, apesar da campanha de primeiro turno de seu candidato chamar o candidato de “louco”. Bolsonaro (PL) também esteve em Cuiabá, mas a passagem foi marcada pela gafe de não conseguir citar uma única obra de seu governo na cidade (https://www.youtube.com/watch?v=26a2iJGBgXk).



Lúdio, Lula e Rafaela Fávaro. Foto: Ricardo Stuckert

Para Edna Sampaio, ex-vereadora e suplente a deputada estadual pelo PT em Mato Grosso, este é o momento certo para a transformação. “Estamos diante de uma encruzilhada histórica”, diz reforçando o desejo de mudança que pulsa em cada bairro, em cada rua de Cuiabá. “A população compreendeu que esta não é uma disputa entre Lula e Bolsonaro, entre esquerda e direita. Esta eleição trata dos problemas reais de Cuiabá, de quem vai tirar a cidade do buraco e devolver a dignidade aos cuiabanos”, diz ela. 

O sentimento de mudança é alimentado pelas propostas de Lúdio, que encara o SUS como uma prioridade urgente para a cidade. A saúde pública em Cuiabá, segundo ele, precisa de uma reformulação completa: mais atenção básica, mais equipes de saúde da família, mais atendimento preventivo. “Precisamos fortalecer a atenção básica e garantir que o atendimento chegue de forma preventiva, evitando o adoecimento das pessoas. Ao mesmo tempo, é necessário assegurar que quem precisa de exames e tratamentos receba o atendimento adequado”, afirma Edna. 

Com seu compromisso de diálogo e construção coletiva, o candidato petista defende uma repactuação entre o município, o estado e o Governo Federal, acreditando que só assim será possível oferecer um SUS mais acessível e eficiente para os cuiabanos.

Na educação, Lúdio propõe mais que a simples ampliação de vagas em creches; ele defende uma parceria com os níveis estadual e federal que permita oferecer uma trajetória educacional completa aos cidadãos. Edna explica: “Lúdio quer pensar a educação em sua totalidade, desde a creche até o ensino superior. Quem vive em Cuiabá tem o direito de acessar políticas públicas de todas as esferas.” 


A ex-vereadora Edna Sampaio, única mulher negra eleita em Cuiabá em toda a história, e Lúdio. Foto: Flávio André

Outro ponto que atrai os eleitores é o desenvolvimento sustentável. Em uma cidade conhecida pelo calor extremo, ele propõe a construção de 20 mil casas populares equipadas com placas solares, transformando Cuiabá na “capital da energia solar”. “Nosso objetivo é que, ao final do mandato, Cuiabá inspire outras cidades e ajude a enfrentar os desafios climáticos da região”, afirma Lúdio. A necessidade de mudança na política ambiental do município é urgente.

A campanha, contudo, não está sendo fácil. Abílio Brunini tem usado ataques baixos e fake news para tentar desestabilizar o adversário, polarizando a disputa ao atacar o PT. Lúdio rebate os ataques com uma serenidade que surpreende, lembrando que “o PT nunca governou Mato Grosso, nunca teve a prefeitura de Cuiabá e não elegeu nenhum vereador para a Câmara Municipal nessas eleições, enquanto meu adversário conseguiu eleger sua esposa”. Esses ataques, segundo Lúdio, têm apenas um objetivo: desviar a atenção dos problemas reais da cidade.

Para Edna, a resistência de Lúdio e seu foco nas necessidades reais dos cuiabanos são o que o diferenciam. Com uma campanha inteligente e propostas que respondem diretamente às demandas da população, Lúdio Cabral oferece aos eleitores mais do que promessas; oferece a possibilidade de uma nova era para Cuiabá. “Por onde a gente passa, vemos a expressão da esperança. As pessoas confiam que Lúdio, com sua história e compromisso, pode mudar a realidade de Cuiabá”, conclui Edna.

(*) Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Mato Grosso

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS