Belo Horizonte

MORADORES SÃO ATACADOS PELA PM DURANTE MANIFESTAÇÃO PACÍFICA EM BELO HORIZONTE

Publicadoo

em

Um ato pacífico sofreu repressão pela Polícia Militar de Minas Gerais na manhã de hoje, 29/01, em um trecho do anel rodoviário de Belo Horizonte. Centenas de habitantes das ocupações William Rosa, Marião e Prof. Fábio Alves manifestavam em solidariedade às vítimas de Brumadinho e pelo seu direito à moradia. Pelo menos duas pessoas foram detidas.

Os movimentos reivindicavam a continuidade das negociações com o governo do Estado e opunham-se ao despejo iminente das famílias que vivem na Ocupação Prof. Fábio Alves, localizada na região do Barreiro. No decorrer do protesto, a vereadora Bella Gonçalves e sua equipe chegaram ao ato e ajudaram a mediar um acordo dos moradores com a polícia para a liberação das pistas. “A nossa função era garantir um canal de comunicação e evitar qualquer tipo de violência. Se essa comunicação existisse, a manifestação nem sequer teria acontecido”.

Edinho Vieira/ Equipe Gabinetona

Logo antes de decidirem dispersar, a PM lançou bombas de fumaça e disparou balas de borracha contra a multidão, prendendo dois jovens. Um policial chegou a ameaçar a vereadora e sua equipe, detendo sua identidade funcional e uma câmera fotográfica que registrou cenas de violência por parte da corporação militar. Gonçalves afirma que calcula acionar o Ministério Público contra a Polícia Militar, cuja ação segundo ela foi comandada pelo Tenente Coronel Domiciano. “Moradia tem que ser entendida como uma questão social, não coisa de polícia” concluiu Gonçalves.

Edinho Vieira/ Equipe Gabinetona

Edinho Vieira/ Equipe Gabinetona

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Sair da versão mobile