“Marte Um”: filme sobre menino negro que sonha em ser astronauta representa Brasil no Oscar

Protagonista é menino negro que sonha em trabalhar na Nasa; se virar finalista, será o primeiro indicado desde 1999
Menino de Contagem, MG, sonha em trabalhar na Nasa [Foto: Marte Um/Reprodução]
Menino de Contagem, MG, sonha em trabalhar na Nasa [Foto: Marte Um/Reprodução]

“Marte Um” foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023, pela categoria de melhor filme internacional. O longa-metragem conta a história de um menino negro, cujo pai é porteiro e a mãe é empregada doméstica, e que sonha em se tornar astronauta. O filme é de autoria do mineiro Gabriel Martins, cineasta negro, que já possui o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categorias de Melhor Curta-Metragem.

Por Thaís Helena Moraes e Emanuela Godoy

A decisão de indicar o filme partiu da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na manhã desta segunda-feira. A obra concorria com outros filmes brasileiros, como “Paloma”, “Carvão” e “Pacificado”. “Marte Um” também é dirigido pelo cineasta Gabriel Martins e produzido pela Filmes de Plástico, uma das produtoras mais relevantes no cenário artístico nacional. 

O filme acompanha o dia a dia da família Martins, composta de pai, mãe e dois filhos. O pano de fundo são as eleições de 2018, ocasião em que Bolsonaro foi eleito – e tem tudo a ver com os sonhos grandiosos do menino, que parecem cada vez mais distantes. O longa se passa na cidade de Contagem, em Minas Gerais, assim como os filmes “No Coração do Mundo” e “Temporada”, da mesma produtora.

Em entrevista à Folha, Martins destacou a importância de falar da vida e dos sonhos do povo negro. “Existe uma tradição de espetacularização de corpos negros, pela violência, pelo sofrimento, estabelecendo sempre uma relação com uma história de luta [..]. ‘Marte Um’ quer complexificar isso, porque não falamos de heróis e vilões. Falamos de pessoas vivendo, de pessoas humanas.”

A premiação do Oscar 2023 acontece em março e tem os finalistas anunciados em fevereiro. Considerada uma das mais importantes do audiovisual, o evento recebe apenas uma indicação de cada país anglófono na categoria de filme internacional. A última vez que um filme brasileiro esteve entre os finalistas foi em 1999, com o filme Central do Brasil. Na ocasião, a atriz Fernanda Montenegro também concorreu ao Oscar de melhor atriz.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.

Macetando e nocegando no apocalipse

Macetando e nocegando

O Café com Muriçoca de hoje volta ao extinto Reino de Internetlândia e descobre que foi macetando e nocegando que boa parte do povo, afinal, sobreviveu ao apocalipse.