Não tiraremos as máscaras, não tiraremos nossos pés das ruas, não tiraremos nossas roupas de super-heróis que morreram de overdose, não tiraremos a purpurina de nossos corpos, não tiraremos o glitter e muito menos nossa bandeira feminista, black power, LGBTQ e indígena.
Cantaremos marchinhas, cantaremos do Largo da Batata até a Paulista, da Maré ao Leblon, Federação à Boca do Rio.
Pularemos como se não houvesse amanhã, sabe por quê? O evento mais subversivo do ano chegou: O CAR-NA-VAL.
Estaremos a postos, ocupando as cidades, ajudando a fazer do Carnaval a celebração da Carne e da Liberdade —que foi pra isso que ele foi inventado. Estaremos com nossos punhos levantados, com nossos pés marchando em direção a um Estado democrático, que comemore a manifestação popular, em vez de reprimi-la.
Somos a manifestação quente, suada, calorosa, amorosa, companheira, empática.
Somos a manifestação de um corpo vivo, que reluz sonhos. Uma juventude que não nasceu para ficar calada, que vai enfrentar o sinal fechado, que fará o carnaval livre, sem repressão, sem perdas.
Faremos um carnaval progressista —na diversão, não esqueceremos dos nossos censores, dos ratos em nossas piscinas e nem dos nossos inimigos que estão no poder.
Por isso, Jornalistas Livres convidam todas as foliãs e todos os foliões do País pra registrarem essa beleza, porque a ideia é publicar tudo em um diário colorido e multifacetado do Carnaval!
Basta mandar fotos, vídeos, textos para jornalistaslivres@gmail.com ou contato@jornalistaslivres.org
Leia agora com voz de jogral:
Veeeeem, veeeem pra rua vem, pro Carnaval livre
#CarnavaLivre #JLnoCarvaldeRua #DemocraciaNoCarnaval
Esse texto foi escrito por Estela Aguiar, com base nas propostas discutidas e aprovadas coletivamente
Veja abaixo uma galeria de algumas coberturas que fizemos até agora:
#MG BLOCO BRUTA FLOR
17.02.2019 o Bloco Bruta Flor abriu o Carnaval de BH
Por Maxwell Vilela/Jornalistas Livres
#MG BLOCO BOI ROSADO
GRITA: VALE ASSASSINA!
O bloco Boi Rosado sai às ruas do bairro Santa Tereza (Belo Horizonte) em protesto contra os crimes da Vale.
Imagens: Henrique F. Marques | Jornalistas Livres #ValeAssassina#ValeMata
Por Henrique Marques | Jornalistas Livres
#SP ACADÊMICOS DA URSAL
Sábado (23/02), o bloco Acadêmicos da Ursal (antigo Bloco Soviético) tomou a Rua Augusta, em São Paulo, com cantos de protesto e camisas vermelhas. A Prefeitura enviou um grupo identificado como “apoio à remoção” para confiscar alimentos e bebidas que estavam sendo comercializados, onde os foliões se concentravam antes do bloco sair. Fotos: Estela Aguiar e Vinicius Barbosa.
#SP BLOCO CLANDESTINO
Sofre com a truculência policial e a repressão na dispersão, no buraco da minhoca, em baixo da praça Roosevelt.
#SP BLOCO DOS SEM TETO
Bloco dos SEM TETO, se manifesta pelas ruas do Centro de São Paulo, no dia 23.02.2019. Por Lorenna Kogawa | Jornalistas Livres
#MG BLOCO SAGRADA PROFANA
Vai às ruas de BH, 23.02.2019, para derrubar o patriarcado. O cortejo é marcado por discursos feministas, homenagens à grandes mulheres e a alegria do corpo feminino. Fotos: Lucas Bois / Jornalistas Livres
#MG BLOCO PULA CATRACA
O Bloco Pula Catraca do movimento Tarifa Zero pautando a mobilidade urbana, aumento tarifário e oligopólio das empresas de transporte público, pelas ruas de BH e, 24.02.2019. Por Cadu Passos | Jornalistas Livres
#SP BLOCO AFROAFIRMATIVO ILÚ INÃ
O Bloco Afro Afirmativo Ilú Inã, desfilou dia 25.03.2019, Abordando os arquétipos sociais de três orisàs do panteão Yoruba/Nago, Exú, Ogum e Yemanjá. Por Fernando Sato l Jornalistas Livres