La Liga promete denunciar racismo da torcida do Atlético de Madrid contra Vinicius Jr.

"Você é um macaco", cantou torcida do Atlético de Madrid para Vinicius Jr neste domingo (18). Organizadora do campeonato espanhol denunciará
Vinicius Jr. no jogo contra o Atlético de Madrid driblou jogadores em campo- Foto: Javier Soriano/AFP
Vinicius Jr. no jogo contra o Atlético de Madrid driblou jogadores em campo- Foto: Javier Soriano/AFP

Após ter suas danças de comemorações comparadas a “macaquices” nesta quinta (15), Vinicius Jr. mais uma vez foi alvo de racismo dos torcedores do Atlético de Madrid. Neste domingo (18), o atacante brasileiro do Real Madrid e da seleção foi ofendido antes da partida com o canto da torcida rival “você é um macaco”. E, durante a partida, os torcedores imitaram macaco. A La Liga, que organiza o campeonato espanhol informou que irá denunciar à Comissão Anti-violência os gritos racistas dos torcedores Colchoneros, de acordo com a rádio COPE.

Por Emanuela de Godoy

Além disso, a direção dos clubes também enviará uma queixa à Comissão Anti-Violência do Campeonato Espanhol. Quem decidirá se o Atlético de Madrid e seus torcedores serão punidos é a Federação. Caso a comissão decida por uma punição, é esperado que essa seja uma multa.

No jogo de domingo, Real Madrid venceu o rival por 2 a 1, com um gol de Valverde e o outro do brasileiro Rodrygo, negro, que comemorou dançando com Vinicius Jr. Durante a comemoração, torcedores do Atlético imitaram macaco, mostraram o dedo do meio e lançaram objetos em campo. Em suas redes, Vinicius Jr. publicou: “Baila donde quieres” (“dançe onde quiser”).

O Movimento Contra a Intolerância do futebol espanhol já registrou denúncia na Promotoria de Crimes de Ódio do Ministério Público da Espanha e o caso já foi encaminhado ao Conselho Superior de Esportes (CSD). Em nota o movimento disse: “Nenhum debate futebolístico, seja ele qual for, sobre comemorações em torno de um gol ou qualquer outro, justifica a prática de um conjunto de atos ilícitos que envolvam discursos de ódio e crimes racistas e xenófobos, nas redes, mídia, entorno ou dentro de um jogo. Esses fatos tornam esse jogador de futebol vítima de racismo, xenofobia e intolerância “.

Semana passada, durante um programa de TV espanhol, “Chiringuito Show” o atacante brasileiro já havia sido alvo de racimo. Ao vivo, o jornalista e presidente da Associação de Agentes Espanhóis, Pedro Bravo, criticou as danças de comemoração de Vinicius Jr. e disse que o jogador tinha que parar de “hacer el mono” (“fazer o macaco”). Depois que o caso repercutiu na internet e causou comoção internacional, Pedro Bravo se desculpou e disse que a expressão tinha sido mal-entendida e que não era racista.

Em suas redes, milhares de jornalistas e figuras públicas se posicionaram para defender o atacante brasileiro. A tag #BailaViniJr se tornou um dos assuntos do momento. Em seu Twitter, Pelé escreveu;

O futebol é alegria. É uma dança. É uma verdadeira festa. Apesar de que o racismo ainda exista, não permitiremos que isso nos impeça de continuar sorrindo. E nós continuaremos combatendo o racismo desta forma: lutando pelo nosso direito de sermos felizes. #BailaViniJr

Em seu perfil, o jornalista Rodrigo Coutinho do UOL Esporte escreveu:

“Engraçado como Vinícius Jr. mais uma vez desperta a ira e manifestações totalmente descabidas de críticos e rivais. Foi assim quando tinha 17 anos, agora com 22, e será quando tiver com 30. E não é pelo futebol. É pela cor da sua pele, suas origens. Ver um preto vencer incomoda”

Agora resta esperar que a justiça seja feita e que todos que incentivaram ataques de ódio contra o jogador Vinicius Jr. sejam punidos. E que o time do Real Madrid dance junto com o atacante brasileiro daqui para frente.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS