Justiça decide soltar suspeito de mandar matar Bruno e Dom

O sertanista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram mortos no dia 5 de junho de 2022, no Vale do Javari, AM
Ruben Dario da Silva Villar, o "Colômbia". Foto/Reprodução
Ruben Dario da Silva Villar, o "Colômbia". Foto/Reprodução

O juiz Fabiano Verli, da Justiça Federal do Amazonas autorizou a soltura de Ruben Dario da Silva Villar, mais conhecido como Colômbia. O homem é suspeito de ser o mandante das mortes do sertanista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na Terra Indígena Vale do Javari. 

Colômbia deverá pagar uma fiança de 15 mil reais, utilizar uma tornozeleira eletrônica, entregar seu passaporte à Polícia Federal, comparecer mensalmente na Justiça Federal e permanecer em prisão domiciliar. Em 8 de agosto deste ano, o homem foi prestar um depoimento na delegacia de Tabatinga, no Amazonas, sobre sua suposta participação nos homicídios, e foi detido em flagrante por portar documentos falsos.  

A defesa de Colômbia, no pedido de liberdade provisória, alegou que ele possui residência na cidade de Tabatinga e um trabalho lícito, por isso não existe a necessidade de mantê-lo preso. Já o Ministério Público Federal foi contra sua liberação, 

Em declaração, o juiz afirmou que “as investigações que pairam sobre o preso não são triviais”. Entretanto, decidiu a favor da soltura de Colômbia. “A sua nacionalidade estrangeira não é trivial quando se fala em estímulo a possível fuga. O seu hábito de criar documentos falsos não é trivial quando se refere à análise de sua personalidade, de suas intenções e da possibilidade de a fuga ser uma opção” declarou Fabiano Verli.

Dom Phillips era colaborador do jornal The Guardian, e já fez inúmeras matérias sobre a Amazônia. Bruno Pereira era um servidor licenciado da Funai – Fundação Nacional do Índio. 

Os dois defendiam a Amazônia e seus povos originários. 

Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, que confessou o crime, Amarílio de Freitas Oliveira, o “Dedei”, Jeferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos” estão presos em decorrência das investigações.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS