Portela e Mangueira debocham de Damares no subúrbio do Rio

Portela e Mangueira apresentam noite azul e Rosa/ Foto: Rithyele Dantas

A zoação, o bom humor e a crítica são ingredientes inseparáveis do carnaval do Rio de Janeiro, o maior do mundo. Mais uma prova disso se viu na última sexta-feira (18) à noite, em Madureira, no subúrbio do Rio.

As maiores campeãs e mais populares escolas de samba do Rio, Mangueira e Portela, fizeram uma festa em parceria para criticar a recente fala da ministra Damares Alves, da pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos. Damares disse recentemente que estamos “numa nova era no Brasil: menino veste azul e menina veste rosa”.

A bobagem explícita gerou reações indignadas pelo Brasil, o país que mais mata a população trans em todo o mundo. Só em 2018, foram, pelo menos. 163 mortes violentas de travestis e transexuais.

“Ridícula”, disse Damião Walsh sobre Damares enquanto ele sambava, vestido de rosa, com sua mãe Zuleika, vestida de azul. Milhares de homens de rosa e mulheres de azul não pagaram para entrar na quadra da Portela. Zuleika, religiosa assim como Damares, ainda disse uma frase que tem muito a ensinar à ministra. “meu filho é gay porque Deus quis assim e tá tudo bem”.

O assessor de imprensa da Portela disse desconhecer de quem foi a ideia da promoção, mas o fato é que a escola abraçou a ideia. O terceiro mestre-sala da agremiação Emanuel Lima, se apresentou de rosa, dispensando, por uma noite apenas, o tradicionalíssimo azul da Portela. “Aquilo que ela falou foi um absurdo”, disse Emanuel, que parabenizou a iniciativa das duas escolas.

O povão é claro, também adorou. Pessoas economizaram dinheiro e ainda zoaram da agressão da ministra. “A brincadeira é uma forma de resistência. Esses fascistas que agora estão no poder não vão poder parar o Brasil. O negro continuará vivo, o samba continuará vivo, o carnaval continuará vivo. E continuará vivo assim: com homem e mulher vestindo a cor da roupa que quiser”, disse Mônica Silva, outra que deu de ombros para Damares e deixou em casa o vestidinho rosa de bela, recatada e do lar.

Imagens: Caetano Manenti Rithyele Dantas

 

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

POSTS RELACIONADOS