Espaço cultural em periferia de Brasília sofre com descaso

O Espaço Imaginário surgiu em Samambaia, no Distrito Federal, com o objetivo de ser um local para agregar os artistas da região e formá-los. Samambaia é uma pequena cidade satélite, cujo índice de violência é o quarto maior do estado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública em 2019.

A associação ocupa o centro comunitário, que não estava sendo usado há muitos anos, desde 2013, momento do qual fizeram um mutirão com artistas da cidade para adequar o espaço às suas necessidades. 

Até 2018 o grupo teve acesso à limpeza e segurança providas pelo governo, já que é um espaço público. Todavia, em 2018 eles perderam o acesso a esses benefícios, pois a administração de Samambaia afirmou que segundo a lei é a associação que deveria arcar com os custos da segurança e limpeza. 

Como a associação oferece um serviço gratuito para a comunidade, não tem verba para pagar a segurança, e assim em 2018 começaram a sofrer uma série de furtos. Segundo Marília Abreu, coordenadora geral da associação ‘as investidas foram aumentando, até me assaltaram na porta do centro, roubaram meu carro.’ 

De fevereiro até o começo de março já foram roubados duas vezes: no dia 17 de fevereiro, quando levaram desde computadores até plantas, e o que não conseguiram pegar, organizaram para uma próxima investida.

A grade da associação foi retirada

Assim, os membros da associação, que iriam ter uma reunião quando encontraram o espaço arrombado (retiraram grades, quebraram vidros), decidiram levar para suas casas o restante do material, dividindo entre si.

No dia 2 de março entraram novamente e furtaram todos os fios que ligavam os refletores externos, destruíram portas e janelas.     

Mesmo depois de participarem de uma reunião com os administradores regionais no dia 24 de fevereiro, o problema não foi resolvido.     

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Muito triste… força para o espaço! só uma observação, Samambaia é a segunda maior cidade satélite do DF, atrás apenas da Ceilândia. Não tem nada de pequena.

POSTS RELACIONADOS