Bolsonaro precisa conquistar quase 400 mil eleitores por dia para empatar com Lula

A menos de 50 dias das eleições, o Instituto Ipec liberou sua pesquisa, na qual Lula aparece com 12 pontos percentuais a mais de eleitores do que Bolsonaro
Jair Bolsonaro - Foto: Flickr
Jair Bolsonaro - Foto: Flickr

Na segunda-feira (15), o instituto Ipec divulgou a pesquisa de intenção de voto. Caso as eleições fossem hoje, desconsiderando a margem de erro, Lula (PT) venceria já no primeiro turno, uma vez que possui 44% dos votos dos eleitores contra 41% da soma de todos seus adversários. Jair Bolsonaro (PL) apareceu com 32%, com 12 pontos percentuais de diferença do petista, enquanto Ciro Gomes (PDT) tinha 6%, Simone Tebet (MDB), 2% e Vera Lúcia (PSTU), 1%. 

Além disso, a sondagem revelou que, para ganhar as eleições, Jair Bolsonaro precisará vencer muitos obstáculos e de uma excelente campanha. Isso porque estamos a quase 50 dias do primeiro turno das eleições, que ocorre dia 2 de outubro e, supondo que todos os 156 milhões de eleitores no país irão votar, Bolsonaro precisaria conquistar quase 400 mil eleitores por dia ou retirar quase 200 mil votos do Lula – considerando que todos iriam para o atual presidente – para empatar com o petista. 

A pesquisa foi realizada entre sexta-feira e domingo, quando o Auxílio Brasil já havia subido para R$ 600 e o pagamento já estava na conta dos brasileiros. Até então, o valor era de R$ 400 e, para o aumento da quantia em período eleitoral, o Congresso mudou a Constituição, desrespeitando o TSE. Apesar disso, Lula subiu nas pesquisas, enquanto o governo de Bolsonaro foi avaliado por 43% dos entrevistados como uma gestão ruim ou péssima. O Ipec ouviu 2.000 pessoas de forma presencial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS