Água do São Francisco não chega ao RN e Bolsonaro faz foto com água da chuva

Presidente foi inaugurar o eixo Norte das obras de transposição das águas do Rio São Francisco, mas o fluxo de água ainda não chegou a Jardim de Piranhas
Inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Transposição do Rio São Francisco - Alan Santos/PR

Mirella Lopes, do Saiba Mais, agência de reportagem

Apesar da passagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) por Jardim de Piranhas na manhã desta quarta (9), na região Seridó do Rio Grande do Norte, para inaugurar o eixo Norte as obras de transposição das águas do Rio São Francisco, o fluxo de água ainda não chegou à cidade.

Com uma vasão de 20m3 por segundo, as comportas não foram abertas a tempo para a inauguração da chegada das águas programada pelo presidente. Por um erro de cálculo, as águas sequer chegaram à cidade de São Bento, que fica a 18 quilômetros de Jardim de Piranhas.

As informações foram repassadas, com exclusividade, à agência Saiba Mais por uma fonte que acompanha a execução do projeto e também denunciou que várias obras ligadas à transposição do São Francisco no RN, sequer foram iniciadas.

Imagem do Rio Piranhas cheio pelas águas da chuva, em Jardim do Seridó I Foto cedida

É uma mentira que concluíram as obras do São Francisco. O canal do Piancó, do Apodi, que é uma obra específica para RN, não foi nem iniciada e ainda deve levar de quatro a oito anos para ser concluída. Além disso, não foram feitos os portais de entrada para receber as águas, o Rio Piranhas não foi limpo, as bacias receptoras não foram preparadas e o governo federal não investiu no saneamento básico das 147 cidades que fazem parte da Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu, conforme está previsto no projeto. Essas cidades que possuem cerca de 1,5 milhão de habitantes não têm condições financeiras para executar o saneamento sozinhas e ele está parado em apenas 15%, apesar dessa ser uma exigência para a transposição”, denuncia nossa fonte que preferiu permanecer no anonimato para evitar perseguições políticas.

As bombas do São Francisco podem produzir até 126m3 de água por segundo, mas a capacidade instalada para as inaugurações irá produzir apenas 20m3, uma velocidade que não será suficiente para o evento programado para hoje em Jardim de Piranhas.

O rio está cheio, mas é de água de chuva! Esse é um ato político-eleitoreiro para entregar esse ganho a Rogério Marinho em um ano eleitoral. Eles são incompetentes e não conhecem a dinâmica hidrológica do rio. Mas, espero que o povo do Rio Grande do Norte, assim como fez na eleição anterior, tenha juízo e lembre que Marinho é um carrasco do trabalhador, assim como esse governo persegue índios, libera queimadas e a destruição do meio ambiente “, critica a fonte que falou por telefone à agência Saiba Mais.

Bolsonaro e Rogério Marinho nesta quarta na Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN)

Bolsonaro tenta ganhar espaço na região onde Lula (PT), tradicionalmente, é preferência entre a maioria dos eleitores. Mas, o presidente já foi pego em uma série de situações que demonstram sua falta de conexão com o nordeste.

Na semana passada, ao ser questionado sobre a origem de Padre Cícero, Bolsonaro desviou a falta de conhecimento chamando os auxiliares de “pau-de-arara”. Já em 2019, sem saber que estava sendo gravado e em mais uma demonstração de preconceito com o nordeste, Bolsonaro disse que “daqueles governadores paraíba, o pior é o do Maranhão”, numa referência ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB).

Em sua visita de dois dias à região, Bolsonaro passou por Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, de onde retorna para Brasília ainda nesta quarta.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Tem pessoas que não querem ver o óbvio, preferem engolir as mentiras desse senhor por orgulho, pra não demostrar que está no caminho errado ao segui-lo

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.