Simbiose.
Isolado dentro de si, o ser humano recebe o convite feito por um novo vírus para enxergar uma oportunidade de transformação do seu ser, da sua consciência. Estamos vivendo uma ocasião de crescimento, de evolução; um retorno às nossas raízes, à nossa ancestralidade.
A ideia central da série é mostrar o retorno do ser humano para o sábio lugar de onde veio. É relembrar que a conexão humano-natureza também pode estar presente no século XXI, no meio de tantas modernidades. Estamos sendo convidados a perceber que o ser humano continua a ser humano, a ter seu simples cotidiano, mas poderá também conectar sua mente e seu corpo a natureza, vivendo em harmonia e respeito. Retorne! A natureza está dentro de nós, somos sapiens, apenas uma das milhares de espécies que dividem o mesmo meio ambiente.
Simbiose.
.
Minibio
Nascida e criada em Salvador, Bahia, Gabriela Matoso encontrou na fotografia a sua maneira de expressar suas questões internas e expor sua visão de mundo.
”A fotografia para mim é uma forma de ampliar e aguçar os meus mais simples sentidos. É observar além de ver, sentir o presente através de sensores.”
.
Para conhecer mais o trabalho da artista
Insta: https://www.instagram.com/cravocanela_gabriela/
Site: https://cravocanelagabriela.myportfolio.com/
.
O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, de quintal, de rua, documentação desses dias de novas relações, essenciais, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.
Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente