13 suspeitos são presos em operação de combate a estupro de crianças em RR

A operação Vulnerabilis, iniciada na sexta-feira 14/10, prendeu 13 suspeitos. Somadas, suas penas chegam a 100 anos
Suspeitos de estupro de vulnerável. Foto/Reprodução: Nilzete Franco/FolhaBV
Suspeitos de estupro de vulnerável. Foto/Reprodução: Nilzete Franco/FolhaBV

Onze homens e duas mulheres foram presos em Boa Vista, Roraima, nesta sexta-feira (14), por possível envolvimento em crimes de estupro de vulnerável. A ação faz parte da operação Vulnerabilis , iniciada pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc). Somadas, as penas chegam a 100 anos de prisão.

A Vara de Crimes Contra Vulneráveis expediu 16 mandados de prisão e a investigação para encontrar os suspeitos durou cerca de 15 dias. Segundo o secretário da Sejuc, André Fernandes Ferreira, a operação pode ser considerada um sucesso, já que executou 13 dos 16 mandados.

“Nós tínhamos 16 mandados para serem cumpridos e conseguimos prender 13 pessoas. Então, a operação é considerada um sucesso e agora essas pessoas serão entregues a Polinter para fazer os procedimentos de praxe e depois serão recolhidas aí ao sistema prisional”, disse André Fernandes.

Dos mandados cumpridos, nove eram prisões condenatórias e quatro eram preventivas. As ações policiais começaram às 6 da manhã e aconteceram nas zonas urbana e rural da capital.

Os suspeitos foram levados a sede da Polícia Interestadual (Polinter). A Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) – unidade de captura da Polícia Penal da Secretaria de Justiça de Roraima – e a Assessoria Especial de Inteligência participaram da operação.

Durante as prisões, um dos suspeitos resistiu e tentou pegar a arma de um dos policiais. Com isso, foi imobilizado pelos agentes.

O nome da operação – Vulnerabilis – é uma alusão ao termo vulnerável que indica a condição da vitima no ato da prática de estupro. “Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida”.

O estado de Roraima está situado na região Norte do país e faz fronteira com a Venezuela e a Guiana. Possui uma população de pouco mais de 650 mil habitantes. Segundo estimativas do IBGE, é o estado menos populoso do país. A maior parte de sua população reside na área urbana.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS