13 de Maio, liberdade pra quem?

Mesmo com a toda revolução tecnológica, geolocalização por celular em tempo real, transformação de alimentos em cápsulas, chegada do homem à lua e até a vinda do Uber no Brasil com balinha e água pela metade do preço do táxi, a pirâmide social não deixa de existir! Na escala de privilégios e preferências da sociedade, o homem branco continua no topo, a mulher branca em seguida, no terceiro escalão está o homem negro e, por último, na base de tudo, vem a mulher negra.

Hoje, no dia 13 de maio, é uma data simbólica.

Nessa mesma data, há 128 anos atrás, no dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel nos deu um golpe politico com uma suposta ideia de liberdade arquitetado também por pessoas de bem. Na mesa data, em outra época, no dia 13 de maio de 1958 a Carolina Maria de Jesus – escritora negra – disse em um fragmento de seu livro Quarto de despejo – ” E assim no dia 13 de maio eu lutava contra a escravatura atual: a FOME”. E hoje no dia 13 de maio de 2016, vivenciamos um golpe histórico, evidenciando que a elite branca, conservadora, masculina, racista, machista e homofóbica , tomaram as medidas necessárias para que não houvesse o avanço e sim o retrocesso. Temer, rodeou-se de homens brancos, fato que não se repetia desde o mandado do ex-presidente Ernesto Geisel, em 1974.

O Brasil país de 516 anos onde negros foram escravizados por quase 400, a luta pela igualdade racial, a luta pelos direitos humanos, a luta pelo direito das mulheres são direitos conquistados e esse retrocesso é inaceitável.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, rompeu com a lógica racista de poder a qual desqualifica a comunidade negra de ocupar espaço, como o presidência da República. Já a presidenta eleita Dilma Rousseff, uma mulher branca, de 70 anos de idade, sofreu no seu mandato graves ofensas por parte de seus “colegas” de trabalho e cidadãos brasileiros. Teve sua cidadania desrespeitada quando fora julgada moralmente por questões pessoais que só diz respeito a ela, como sua opção sexual, sua competência profissional e etc. Homens – de fato – acusados por graves crimes, como o roubo de merenda de adolescentes estudantes de escolas públicas e ainda colocam a policia militar para coagir, agredir e barbarizar estudantes secundaristas de 13 a 17 anos que estão lutando pelo direito à educação, e apesar de tudo isso eles não são expostos, questionados ou se quer julgados como a mulher presidenta Dilma Roussef. Ela que foi torturada no período da ditadura, eleita popularmente por 54 milhões de brasileiros e foi vitima de um golpe pela segunda vez.

Nesse Brasil pelo qual milhares de pessoas foram às ruas defender a democracia, seus direitos e lutar contra o golpe, me dá plena certeza que a ‘Ponte para o Futuro’ não irá embarcar a população negra, preta, pobre e periférica e que sonho de um dia ter uma mulher negra ocupando um cargo de presidente da república do Brasil, está cada vez mais difícil.

13 de maio – Vai ter luta.

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Chocante! Chegamos ao absurdo do retrocesso no País! A situação está piorando cada dia que passa, e os abutres de paletó continuam…

POSTS RELACIONADOS

Enfim a hipocrisia. EUA celebram democracia enquanto violam direitos humanos

Para comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, a justiça britânica achou de bom grado acatar o pedido dos EUA para a extradição do ativista Julian Assange, do Wikileaks, que denunciou os crimes de guerra norte-americanos, onde será julgado com toda a parcialidade pertinente a sua tão celebrada democracia, taoquei?

Governo de Mato Grosso quer fechar escolas periféricas

Secretaria de educação alega “reorganização” para o fechamento de ao menos três unidades com décadas de funcionamento em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. População e ex-alunos estão mobilizados para impedir esse absurdo num momento em que ninguém sabe como será o próximo ano letivo por conta da Covid

PUTA PASSARELA DE LUTA!

Fotos: Sato do Brasil   Foi realizado neste sábado, 18 de janeiro de 2020, a PASSARELA-MANIFESTO DASPU para celebrar a (r)existência de putas, kengas, travestis

Elisa Lucinda

Elisa LUCINDA: Aos filhos da Liberdade

Quando soube do novo enredo da Mangueira, gostei de cara. Nutriu minha esperança. É muito poderosa a força narrativa da Sapucaí. A festa tem impressão