Sem-casa conquistam vitória na luta por moradia em Minas

Após cinco anos de lutas, foi dado o passo mais importante para a solução definitiva das ocupações Carolina Maria de Jesus, Manoel Aleixo e Vicentão em Belo Horizonte. A luta das famílias foi reconhecida em acordo após reunião com representantes do Governo Federal, Governo Estadual, Prefeitura, Ministério Público e Defensoria Pública. O Estado se comprometeu com a doação definitiva de lotes da Cohab para as 210 famílias da Manoel Aleixo e Vicentão até o início do próximo mês, nos quais o Movimento de Luta de Bairros, Vilas e Favelas (MLB) buscará, junto ao Governo Federal, soluções para a construção de casas.

Para o prédio da ocupação Carolina de Jesus, o movimento construirá com a Prefeitura e o Governo Federal caminhos para instalação do primeiro retrofit popular de Belo Horizonte. Apesar do acampamento desmontado, as famílias seguem com a cabeça erguida e um sorriso no rosto, convictas de que o único caminho é a luta. O retrofit é uma técnica construtiva com o objetivo de revitalizar construções antigas que estão obsoletas no mercado. Assim, o espaço pode ser modernizado, tendo sua infraestrutura renovada sem necessidade de transformá-lo por completo.

Esta foi uma grande vitória das ocupações urbanas, dos movimentos sociais e da luta do povo, construída pela união dos movimentos MLB, Brigadas Populares, Amabel e Morada.

Moradores das ocupações permeneceram acampados diante do Palácio da Liberdade durante sua campanha de luta

Fotos de Maxwell Vilela

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS