Vinicius Coimbra e a “Tropa de choque branca”

Ex-diretor da TV Globo (demitido por assédio moral) teve áudio vazado pela Jornalista Monica Bergamo, onde fala sobre uma suposta "tropa de choque do movimento branco" e cita ativistas negros
tropa de choque branca
fonte: divulgação / google

Nessa ultima sexta-feira (10/3), foi revelado um áudio do ex-diretor da TV Globo, Vinicius Coimbra, pronunciando sobre uma suposta “tropa de choque do movimento branco” em conversa com o elenco negro da novela “Nos Tempos do Imperador” (2021-2022). Esse matéria foi revelada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

“Assim como tem a tropa de choque do movimento negro, a Djamila Ribeiro, o AD Junior, você também tem a tropa de choque do movimento branco, que vai, a qualquer deslize de vocês, deslegitimar as reivindicações, os discursos”

Fala proferida apenas para atores negros

De acordo com a publicação de Mônica Bergamo, o ex-diretor da TV Globo chamou apenas os atores negros do elenco, o que já teria causado desconforto entre os convocados. Em fevereiro do ano passado, o diretor foi afastado da emissora por assédio moral, denunciado por três atrizes pretas.

Vinicius justificou o uso do termo “tropa de choque branca” de maneira pejorativa, “em referência aos ‘movimentos brancos’ reacionários que reagiriam contra a luta legítima de pessoas negras”, além de pedir que a reunião completa seja divulgada.

Exposed das Atrizes negras

Na época, as atrizes Dani Ornellas, Cinara Leal e Roberta Rodrigues, que atuaram na novela Nos Tempos do Imperador e denunciaram as atitudes de Vinicius Coimbra, afirmaram que o fato não se trata de um deslize ou mal entendido e sim de uma evidência de racismo.

Se o caso for apurado, encaminhado para a justiça e o diretor for condenado e se o diretor for condenado, poderá estar sujeito a aplicação da lei 7716/89, que indica que o crime de racismo [mecanismo social de desvalorização de determinados grupos a partir de características raciais] como inafiançável e com pena de reclusão de dois a cinco anos.

Escute o audio em nossa postagem no instagram:

Antônio Isupério é arquiteto brasileiro, negro, lgbt+ que mora em NY. Ativista de direitos Humanos por quase 15 anos é filho de empregada doméstica e graduado em Arquitetura pela Universidade Estadual de Goiás, com MBA em varejo pela FGV-SP. É especialista em Design de Varejo e pesquisa e tendências de futuro.


Leia mais..

Por Antonio @isuperio

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus