Vini Jr pode receber Medalha Tiradentes da ALERJ

Crédito: Susana Vera/Reuters
Crédito: Susana Vera/Reuters

A deputada estadual Verônica Lima (PT-RJ) propôs à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ) homenagear Vinícius José Paixão de Oliveira Júnior (Vini Jr.) com a Medalha Tiradentes – maior honraria concedida pelo Parlamento Fluminense.

Além de sua trajetória como jogador de futebol, o atleta também contribui na luta antirracista e na educação: ele é fundador e presidente do Instituto Vini Jr., que faz um trabalho fundamental no fortalecimento da educação pública de qualidade através da tecnologia e do esporte, beneficiando crianças de 6 a 10 anos de idade.

Com grande destaque na trajetória profissional, Vini Jr. vem sendo destaque da seleção brasileira e protagonista no Real Madrid, time espanhol com o qual venceu a Liga dos Campeões da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) em 2022. Mas, desde que foi jogar no exterior, em 2021, o esportista vem sofrendo inúmeros ataques racistas.

O caso mais recente ocorreu no dia 21 de maio, durante o jogo do Real Madrid com o Valência, quando o jogador, mais uma vez, foi ofendido em uma partida da “LaLiga” e, mesmo sendo a vítima, acabou expulso de campo. Mas ele não se curvou e mais uma vez levantou sua voz contra o preconceito.

“A recorrência dos ataques racistas com o Vinícius Jr. tem chamado atenção. O futebol para o povo brasileiro significa muito e, quando atacam o atleta, ferem a alegria do povo brasileiro, ferem o esporte que gera riqueza e que movimenta a economia do país. O combate ao racismo é uma das bandeiras que norteiam minha atuação parlamentar e essa luta se estende ao futebol e a todos os esportes” comentou Verônica Lima.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS