VIDA NORMAL EM CARACAS!!!

Por Laura Capriglione, de Caracas

Percorremos o centro de Caracas, capital da Venezuela, nesta segunda-feira, 25 de fevereiro. Vida normal. Escolas funcionando, comércio funcionando, ônibus e metrô operando.

Não há enfrentamentos nas ruas, situação e oposição expressam-se livremente nas conversas no metrô, no bar ou na frente do mercado central. Vê-se pouca polícia andando pelas calçadas ou em viaturas –é muito menos do que em qualquer grande cidade brasileira.

Nada se vê que remeta _ainda que remotamente_ à idéia de uma Ditadura, como gosta de acusar a grande imprensa brasileira, irresponsavelmente …

Também não há desabastecimento na cidade. Supermercados apresentam variedade de gêneros e as gôndolas estão cheias. Nas farmácias, as prateleiras com produtos de higiene, beleza e limpeza estão bem supridas.

O problema são os preços das coisas. A Venezuela sofre com uma carestia gravíssima. Enquanto o salário mínimo mensal está fixado em 18.000 bolívares (R$ 20), apenas um quilo de açúcar custa 12.000 bolívares ou R$ 13 no supermercado.

O resultado é que nenhum venezuelano pode dar-se ao luxo de ter apenas uma fonte de renda. É o trabalho e um bico; o bico e um parente no exterior enviando dinheiro de fora… O próprio governo admite que este é o seu ponto fraco.

Curiosamente, pelas ruas não se veem as pessoas jogadas, como em São Paulo, nem tampouco chafurdando nos lixos. Nem criancas seminuas, nariz escorrendo, sem esperança, na vala do desespero. Isso tem a ver com a construção de 3,5 milhões de casas pelo programa Missão Vivenda (o Minha Casa, Minha Vida deles), e com a solidariedade popular.

Veja o vídeo e tire suas conclusões. Todas as imagens foram captadas no dia 25 de fevereiro.

https://youtu.be/YH5eEEsdzZs

 

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Sei…a grande imprensa é mentirosa…apenas vc fala a verdade…patético….se lá esta melhor, emigre…Maduro a receberá de braços abertos…os que estão fugindo da Venezuela…à pé…são todos uns loucos…

POSTS RELACIONADOS