Vamos permitir que passem por cima dos nossos direitos?

“O futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que a Fundação Nacional do Índio (Funai) deve ser transferida da pasta da Justiça para a Agricultura”.

 

Kuiaiú Yawalapiti realiza exames em campo, entre os Kuikuro.

 

A enfermeira Kuiaiú Yawalapiti formula questões aos parentes indígenas de todo país:

Assunto como este é que eu gostaria que chamasse a atenção dos indígenas. Quero que se indignem diante de uma situação gravíssima como esse desrespeito.

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI) é o órgão indigenista oficial do Estado brasileiro, responsável por promover os direitos dos povos indígenas no território nacional, garantidos pela Constituição de 1988.

Vamos permitir que atropelem, passem por cima dos nossos direitos? Não vamos reagir, defender o órgão? Mesmo em estado precário, sucateado, a Fundação sempre lutou para atender as demandas das populações indígenas.

Quem vai demarcar as terras indígenas? Quem vai proteger os isolados? Quem vai fazer monitoramento dos nossos territórios? Vamos aceitar a política integracionista do futuro presidente?

Vamos nos unir e ir à luta! Vamos defender nossa legitimidade, direito, organização social, costumes, crenças, tradições e nossas terras originárias!

 

*imagens por Helio Carlos Mello©

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS