VAMOS ABRIR AS RUAS PARA AS BICICLETAS!

Flyer da nova Bicicletada, neste sábado
No vídeo a seguir, editado com material de muitos ciclistas, pode-se ver como a tradicional Bicicletada Márcia Prado, que recebeu este nome em homenagem a uma querida ciclista, assassinada na avenida Paulista em 2009, foi violentamente reprimida pela Tropa de Choque sob o comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP), no último domingo (10/12).
 
Mais de 4.000 ciclistas, entre eles mulheres, crianças, idosos e deficientes físicos, participavam da Bicicletada, que previa a descida da Serra do Mar, até Santos.

 

Os luminosos da estrada tentavam dissuadir os ciclistas de fazer seu passeio pacífico
Em clima de festa e alegria, a multidão deslizava pelo asfalto, quando a PM ordenou que todos desviassem no trevo que leva à Via Anchieta. Lá, eles foram encurralados por carros blindados do choque e atacados com bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo, além de balas de borracha.
 
Em relação ao ano passado, 2017 foi marcado por um aumento de 55% no número de mortes envolvendo ciclistas no trânsito de São Paulo.
 
Sabemos que esses dados são reflexos de políticas públicas que não criam meios seguros e incentivos para o uso do veículo alternativo.
 
A repressão selvagem aos ciclistas pacíficos, que participavam da Bicicletada Márcia Prado, é a prova do absurdo que tomou conta do país.
 
Prova o total descomprometimento do governo para com os ciclistas. Afinal, a bicicleta é reconhecida pelo Código Brasileiro de Trânsito como veículo de transporte, não existindo leis nem mesmo motivos para os mais de 4 mil ciclistas participantes terem sido barrados.
 
Convocamos todos aqueles que perceberam tal injustiça para comparecer neste sábado (16/12), às 16 horas na Praça do Ciclista (Avenida Paulista x Avenida Consolação) em PROL DO RECONHECIMENTO PÚBLICO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE.
 
Não podemos ser barrados de usufruir um espaço público, que também é do ciclista.
 
QUANDO? Sábado 16 de Dezembro
ONDE? Praça do Ciclista (Av. Paulista com Consolação) SP
Horário? 16H Concentração / 18H SAÍDA
Entre no link e confirme a sua participação no evento: https://www.facebook.com/events/187944295090261/
 
Venham todos, bicicletas, skates, patins. VAMOS ABRIR AS RUAS!

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Essa bicicletada havia sido avisada às autoridades de trânsito das rodovias ou vocês resolveram descer a serra sem avisar ninguém e atrapalhando o trânsito ? Lugar de bicicleta não é em rodovias ! E tem muito ciclista que é FOLGADO e que se acha o dono da rua. Lugar de ciclista é SEMPRE nas ciclovias e não nas ruas e avenidas, mesmo que próximo ao meio-fio. Depois caem e se machucam ou morrem e reclamam depois dos demais motoristas. Tem muito ciclista por aí que abusa se achando o dono da rua ! São Paulo não foi planejada para ter ciclovias e ciclistas que andam por aí à torto e a direito abusando da sorte.

POSTS RELACIONADOS