Valmir Assunção é chamado de “macaco” e “nariz de chapoca” em áudio racista

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi vítima de crime de racismo, difamação e ofensa a figura pública nesta sexta-feira santa, 10 de abril, em áudio gravado por uma comerciante bolsonarista do município de Itamaraju, sua terra natal, no Extremo Sul da Bahia. Na gravação que circula em um grupo de WhatsApp, de autoria de Jack Oliveira, o parlamentar itamarajuense é chamado de “macaco”, “ridículo”, “horroroso”, “vagabundo” e “nariz de chapoca”, termos reconhecidamente utilizados como ofensas racistas.

Além disso, o deputado federal é alvo dos crimes de difamação e ofensa a figura pública em trecho dos áudios no qual Jack afirma que ele “só levou dois motéis para a cidade” usando de “laranjas” e, segundo palavras dela, não levou nenhum outro benefício para o município. “Me aponte alguma coisa que esse macaco trouxe para Itamaraju”, repete a comerciante no áudio, que já circula também em formato de vídeo em correntes de WhatsApp que viralizaram.

As agressões racistas e difamatórias aconteceram após Valmir divulgar vídeo nas suas redes sociais defendendo a proposta do governador Rui Costa (PT) de instalar 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para tratar pacientes infectados pelo COVID-19 em Itamaraju – o que, de acordo com a afirmação da comerciante nos áudios publicados por ela, seria responsável por “levar o Coronavírus” para a cidade.

A posição contrária aos leitos também é encampada pelo atual prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica (PSDB), de acordo com o deputado Valmir Assunção, que repudiou os crimes dos quais foi vítima e acionou imediatamente a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) para apurar o caso. O deputado petista disse que a situação é grave e que não recuará diante das atrocidades que foi obrigado a ouvir.

“Não posso me abster de denunciar isso, pois sei que o país ainda possui em sua sociedade pessoas racistas e desinformadas. O fato de eu ser negro é motivo de orgulho. A ignorância das pessoas diante desse processo histórico só dificulta a atuação política em Itamaraju e em outras regiões da Bahia e do Brasil. Vou até o fim para que essa pessoa seja punida devidamente dentro da lei”, aponta Valmir Assunção.

A defesa do parlamentar baiano usará como base para a denúncia a Lei Nº 7716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor e que prevê pena de até cinco anos de reclusão para os crimes de racismo praticados no país. “Eu lamento que isso ainda aconteça em nossa sociedade. Mas não podemos deixar isso passar. Não podemos ser cúmplices de crimes como esse. Ainda mais em um momento tão delicado que vivemos”, afirmou Valmir.

“Ser contrário a tudo que os órgãos de saúde federal, estadual e mundial pregam é uma coisa, mas colocar apoiadores da gestão municipal para cometer racismo extrapola o limite de razoabilidade. Não vamos abaixar a cabeça, vamos defender as vidas, principalmente do povo pobre, nesse momento”, completou o deputado.

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Isso demonstra o longo caminho que o Estado e a população brasileira tem para combater o racismo. Se a pessoa ataca um deputado, imagina os atos de racismo que não comete com as pessoas do entorno dela?

  2. Por favor mantenha nós informados do processo contra essa racista. Vendo a cara dela me deu ânsia de vomito.

  3. O prefeito de Itamaraju, Dr. Marcelo, em 9 abril, combinou com o governador de implantar 20 leitos de UTI para covid19. Eu participei da reunião por telefone. Tudo alinhado para montar leitos COVID no hospital municipal. O prefeito inclusive disse que já estava montando alguns leitos por conta própria. Mandei funcionários da SESAB de avião hoje e, com ajuda da Suzano, seriam montados 20 leitos de UTI para COVID em Itamaraju e colocado um aparelho de tomografia computadorizada. Jamais teria enviado equipe em plena sexta-feira santa se o prefeito não estivesse de acordo. Inclusive o prefeito mandou carro para pegar a equipe em Prado. Agora, se o prefeito não consegue sustentar a palavra dele por 24h, vamos encontrar outra solução para o povo da região.

    https://www.facebook.com/1562095984001956/posts/2532312416980303/

  4. Sabemos q ela errou, mais é uma pessoa de coração bom, falou sem pensar
    Conheço ela e sei que não é isso.

  5. realmente ele nunca fez nada pela cidade de Itamaraju o maior erro dela foi chama lo de macaco

  6. Qual DNA essa ignorante pensa ter?
    Raça Alemã “pura”?
    Oriental apenas?
    Acaso não corre em suas veias nenhum resquício de sangue negro?!?
    Da série: O PRECONCEITO MATA!

POSTS RELACIONADOS

Juíza federal é referida como “preta desgraçada” por arquiteta branca

Frente à adversidade, Mylene Ramos não apenas buscará a reparação pelos prejuízos sofridos, mas também almejará fazer valer seus direitos como vítima de discriminação. Uma mulher que dedicou sua vida à luta por justiça social agora se posiciona do outro lado da mesa , não mais como juíza ou advogada, mas como alguém que exige dignidade e respeito.

Revoga Minc: escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus

Revoga Minc

Escritoras negras pedem a revogação do Prêmio Carolina Maria de Jesus