Unicamp passa a aceitar ingresso via ENEM apenas de alunos de escola pública

Estudantes pretos e pardos que concluíram o ensino médio em colégios privados não poderão optar pelo ingresso via ENEM
A universidade não fica localizada apenas em Campinas. Suas outras unidades estão nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia. Foto/Reprodução
A universidade não fica localizada apenas em Campinas. Suas outras unidades estão nas cidades de Limeira, Piracicaba e Paulínia. Foto/Reprodução

A Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (Comvest) determinou que os estudantes autodeclarados pretos e pardos que concluíram o ensino médio em colégios particulares não poderão optar pelo ingresso via ENEM. Agora, apenas estudantes do ensino público poderão ingressar via sistema de cotas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Por Beatriz Pecinato

A decisão, que foi tomada pelo Conselho Universitário em agosto, foi divulgada nesta terça-feira, 04/10.

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, afirmou ao G1 que a mudança foi realizada porque a comissão reconhece que os colégios particulares apresentam mais oportunidades de ingressar em uma universidade pública do que as escolas da rede pública.

“A mudança não foi pensada por causa dos índices deste ano, mas foi pensada por causa de uma certa tendência de ampliação da diferença entre os rendimentos nas provas dos candidatos de escola pública e os candidatos de escola particular”, disse o diretor.

“Não há nenhuma diminuição dos índices de pretos e pardos na universidade. O que há é uma ênfase para que mais estudantes de escola pública estejam dentro da mesma universidade. E lembrando sempre que pretos e pardos de escolas privadas podem, e devem, concorrer pelo vestibular no sistema de cotas da ampla concorrência do vestibular da Unicamp”, completou. 

A determinação também se aplica a estudantes pretos e pardos que receberam bolsa de estudos em instituições privadas. 

No vestibular deste ano, a Universidade de Campinas oferece 50% das vagas do ENEM para estudantes do ensino médio de escola pública e 50% das vagas do ENEM para estudantes do ensino médio de escola pública e autodeclarados pretos ou pardos ou indígenas. Foram ofertadas 2.540 vagas via ENEM.

A primeira fase do vestibular da Unicamp acontece em 6 de novembro, e a segunda está marcada para 11 e 12 de dezembro.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Os erros pedagógicos que estamos cometendo durante a pandemia

Temos que ser profissionais. Não podemos nos render às respostas fáceis e superficiais. Temos que criar uma comunidade científica entre educadores. Definir rumos corretos, socializar experiências exitosas. Basta de gerencialismos que andam em círculos