Um dos maiores festivais progressistas do mundo pede Lula Livre

Por Bruno Falci, Clara Domingos,  Karina Morais e Francisco Mateus / equipe Jornalistas Livres Festa do Avante

Foto de capa: Karina Morais / Marcha Mundial das Mulheres (MMM)

Começou nesta sexta-feira (6) a Festa do Avante! 2019, um dos maiores eventos de esquerda da europa, promovido pelo Partido Comunista Português (PCP) desde 1976. Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, abriu o evento com um discurso que partia de reivindicações, como o direito à creche, à moradia, ao transporte, entre outros serviços públicos, que atingem diretamente o cotidiano da classe trabalhadora. Na sequência da fala, a militância cantou e dançou, dando início ao evento.

Veja abaixo a transmissão da cerimonia de abertura da Festa do Avante.

 

https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/2406827232921269/

A Festa do Avante acontece nesse final de semana (dias 6, 7 e 8 de setembro) em Seixal, margem sul de Lisboa. O festival português é um dos maiores eventos político-culturais de esquerda do mundo, e conta com uma diversa programação musical, cultural e gastronômica.

Jerônimo de Souza, Secretário Geral do Partido Comunista Português, discursa na abertura da Festa do Avante ( Foto: DAP Lisboa)

Acima dirigentes do PCdoB cantando juntos com a militância comunista que se vê na foto abaixo (Fotos: DAP Lisboa)

A estrutura conta com alojamento, estacionamento, estandes de diversos países e regiões portuguesas em um amplo espaço por onde circulam cerca de 20 mil pessoas. Cerca de 42 excursões partiram de norte a sul do país para a festa comunista. Há também um espaço específico para as crianças.

Na sequência, ocorreu no estande do Núcleo do Partido dos Trabalhadores, um debate com a Profa. Dra. Ivana Bentes, da UFRJ, que discutiu os usos dos meios de comunicação como ferramenta política e a importância do fortalecimento das mídias livres, como é a experiência do Jornalistas Livres.

Veja abaixo a transmissão da conversa com a Ivana Bentes

#FestaDoAvante #Portugal #AoVivoIvana Bentes, professora, de comunicação da UFRJ, que também foi secretária de Cidadania e Diversidade do Ministério da Cultura no governo de Dilma Rousseff, participa agora de um bate-papo no stand do Partido dos Trabalhadores do Brasil, na Festa do Avante, em Portugal. Acompanhe ao vivo.

Gepostet von Jornalistas Livres am Freitag, 6. September 2019

A noite se encerrou com o palco de solidariedade à América Latina e Caribe, com representante de diversos países. O Deputado Estadual do Paraná, Zeca Dirceu, pelo Partido dos Trabalhadores, subiu ao palco representando o Brasil, ao lado de um dirigente do PCdoB. O palco contou com representantes de Cuba, Colômbia, Venezuela, além da liderança local, do PCP.

#FestaDoAvante #Portugal #Solidariedade #AméricaLatina #AoVivoAto Cultural em solidariedade à América Latina agora, na Festa do Avante, em Portugal. Por Clara Luiza Domingos

Gepostet von Jornalistas Livres am Freitag, 6. September 2019

Acima a transmissão do ato de Solidariedade com a América Latina . Abaixo as falas da liderança do Partido Comunista do brasil (PCdoB) e do Partido Comunista Cubano (PCC)

#FestaDoAvante #Portugal #Solidariedade #AméricaLatinaAto Cultural em solidariedade à América Latina na Festa do…

Gepostet von Jornalistas Livres am Freitag, 6. September 2019

 

A noite seguiu festiva, com uma diversificada programação musical.

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. LULA TÁ PRESO BABACAS???????????????

  2. Agradecemos o apoio e o carinho do PCP por Lula e pelo Brasil. Defendero Lula é defendera democracia brasileira . Lula inocente. Lula Livre.

POSTS RELACIONADOS