Último acampamento do MTST em Brasília resiste a ação de desocupação

Ocupação do MTST em Planaltina - Foto por Maria Candida - 04-05-2016

As famílias do acampamento Maria da Penha do MTST, em Planaltina-DF resistem. A polícia militar se encontra no local para começar um processo de reintegração de posse do acampamento.

A assessoria jurídica do movimento afirma que não há comprovação do dono do terreno e denuncia várias ilegalidades no processo.

Reclamam também que a presença do Estado ocorra não somente com mecanismos de repressão, mas também com os de proteção à população, como o Conselho Tutelar (várias crianças moram no local), o corpo de bombeiros e ambulâncias.
487 famílias vivem no acampamento, que começou há cerca de 9 meses. Nesse tempo, foram construídas, por exemplo, escola e horta pelas famílias. As famílias do acampamento Maria da Penha Resiste, o MTST e todos aliados dizem que irão resistir à ação. Este é o último acampamento do MTST existente no Distrito Federal.

[aesop_gallery id=”18801″]

 

Veja nota do MTST divulgada hoje cedo sobre esta ocupação:

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto – MTST vem a público denunciar o processo de reintegração de posse previsto para o dia 4 de maio às 8hs, do acampamento Maria da Penha Resiste, em Planaltina/DF
Denunciamos o descaso do GDF em não efetivar a política pública e romper diversos acordos com o MTST até o momento, fazendo com que o déficit habitacional cresça.
Denunciamos também o senhor Juracy da tesoura de ouro, pré candidato a vereador em águas lindas de Goiás, que entrou com o pedido de reintegração de posse mesmo sem comprovar que é o dono da área que estava há mais de 10 anos sem utilidade.

Denunciamos o judiciário que mal analisou documentos e não exigiu efetiva comprovação de posse da área.
Nestes 9 meses o MTST criou escola, ciranda para criancas, hortas e um novo sentido de vida para mais de 400 famílias.

Agora, o descaso do GDF, a ganância do Juracy da tesoura de ouro e a insensibilidade da justiça querem destruir tudo isto.
As famílias do acampamento Maria da Penha Resiste, o MTST e todos aliados informam que irão resistir a esta ação e que continuarão lutando pela justiça social e pelo direito a moradia.
Enquanto morar for um privilégio, ocupar será um direito

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Bolsonaristas ameaçaram matar repórter dentro do Senado

“Encostaram uma arma na minha cintura, dizendo que eu ia morrer. Outro encostou em meu ouvido e disse que tinha outra arma nas minhas costas. Senti algo, como um pequeno cano. E não paravam de me xingar com diversos palavrões. Comecei a implorar pela minha vida”