Por Tatiana Scalco
Hoje, 08 de novembro de 2021, tratores avançaram no território do Quilombo do Rio dos Macacos, localizado no Território Metropolitano de Salvador – Bahia. Sem consulta prévia, sem informação do que iriam fazer, militares da Marinha do Brasil iniciaram o dia passando o trator na beirada do rio.
A comunidade não foi consultada nem informada sobre a ação em curso. “Não sabemos que projeto eles estão fazendo. Mas mesmo que seja um projeto para cuidar da barragem, eles estão destruindo tudo com a máquina”, destaca a liderança quilombola Rosemeire. “Estão destruindo os pés de dendê e de pau, na beira do rio”, continua.
Destruição da natureza no quilombo do rio dos Macacos
“Os militares da marinha do Brasil estão destruindo tudo com a máquina”, os pés de dendê e de pau na beira do rio, completa Rosemeire.
“Nossos pais deram a vida para que este rio se preservasse. O que eles vão fazer ali? “, pergunta. “O rio tem que ser de uso compartilhado entre a comunidade e a marinha”.
“É para proteger, não destruir tudo”, afirma Rosemeire.
A comunidade clama ajuda ao Ministério Público Federal, Defensoria Pública da União e todos que puderem auxiliar. Eles destacam que não abrem mão do seu território.
A reportagem conversou com o Defensor Público da União – Regional Direitos Humanos, Vladimir Correia sobre a situação. Ele informou que acompanha o caso e está solicitando informações à Marinha do Brasil.
A reportagem continuará acompanhando o caso
Para saber mais leia
URGENTE: Quilombolas de Rio dos Macacos (BA) gritam por socorro
E acompanhe a comunidade do quilombo do Rio dos Macacos no Instagram