“Tenente Vermelho” é assassinado na véspera de seus 90 anos

José Wilson da Silva foi morto a tiros na sua residência na madrugada desta sexta-feira (10)

Por: Redação Brasil de Fato | Porto Alegre

Na madrugada desta sexta-feira (10) foi assassinado a tiros, na sua residência, em Porto Alegre, o Capitão reformado do Exército José Wilson da Silva – o “Tenente Vermelho” – que nesta segunda-feira completaria 90 anos de idade.

José Wilson foi vereador de Porto Alegre, de 2 de janeiro a 1º de abril de 1964, quando ocorreu o golpe militar. Depois de fracassarem todas as tentativas de resistência ao golpe, Wilson exilou-se no Uruguai, onde conviveu com o ex-presidente João Goulart, Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Aldo Arantes, Betinho e outras lideranças políticas e sociais, perseguidas pela ditadura, tendo participado ativamente da luta contra o regime dos generais.

Atualmente, José Wilson era o Presidente da AEPPP-RS (Associação dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Rio Grande do Sul) e da AMPLA (Associação de Defesa dos Direitos e Pró-Anistia dos Atingidos por Atos Institucionais), liderança reconhecida nacionalmente, sempre presente nas atividades em defesa da Anistia.

Apesar de sua avançada idade, Wilson era um ativo militante do PCdoB do Rio Grande do Sul, atuante nas redes, assíduo nas atividades partidárias e presente nos mais variados atos em defesa do Brasil, da democracia e dos direitos do povo.

Em nota pública, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil afirmou que “inclina suas bandeiras de luta em homenagem a esse grande patriota, que teve toda a sua vida dedicada à liberdade, ao Brasil e ao seu povo! O seu exemplo frutificará nas nossas lutas e vitórias contra toda forma de opressão e exploração!”

Também cobrou das autoridades policiais e judiciárias o mais rápido e cabal esclarecimento das circunstâncias que levaram a esse terrível crime.

Matéria publicada originalmente em https://www.brasildefato.com.br/2021/12/12/tenente-vermelho-e-assassinado-misteriosamente-na-vespera-de-seus-90-anos

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

110 anos de Carolina Maria de Jesus

O Café com Muriçoca de hoje celebra os 110 anos de nascimento da grande escritora Carolina Maria de Jesus e faz a seguinte pergunta: o que vocês diriam a ela?

Gaza, a humanidade possível

O passeio das crianças na praia. Os grafites de amor. Os bailes. Romancista resgata lembranças e imagens da vida que pulsa. Ali, onde há poucos dias Israel metralhou mais 112 e jornalistas são assassinados por drones, para que ninguém conte a história. Já são mais de 30 mil mortos e 70 mil feridos, ampla maioria civis como as crianças que andavam na praia

Quem vê corpo não vê coração. Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental na classe trabalhadora.

Desigualdade social e doença mental

Quem vê corpo não vê coração.
Na crônica de hoje falamos sobre desigualdade social e doença mental. Sobre como a população pobre brasileira vem sofrendo com a fome, a má distribuição de renda e os efeitos disso tudo em nossa saúde.

Cultura não é perfumaria

Cultura não é vagabundagem

No extinto Reino de Internetlândia, então dividido em castas, gente fazedora de arte e tratadas como vagabundas, decidem entrar em greve.