Um minuto de silêncio

Um minuo de silêncio. Imagem feminina em cores. Rosto de mulher negra, com olhar duro/sarcástico. Elza Soares. A Mulher do fim do mundo.

Bem-vindos e bem-vindas ao “Café com muriçoca” – espaço de compartilhamento literário dos Jornalistas Livres. No texto de hoje, “Um minuto de silêncio”, Dinha fala sobre a morte da grande artista Elza Soares, a mulher do fim do mundo, e sobre o genocídio negro, propondo uma breve homenagem à população negra.

Elza e Chico – uma parceria além da música

Com a passagem da Voz do Milênio para os palcos celestes, as redes têm publicado vários textos dela e de amigos queridos sobre ela. Abaixo, os Jornalistas Livres reproduzem dois desses textos e um vídeo de 2018 no qual ela fala sobre “o futuro repetir o passado”.

Elza Soares foi um caminho chamado LIBERDADE

O cabelo de Elza alçava-se do caixão; aos pés dela, a bandeira da Mocidade

Diferente das filas tradicionais de velório, não vi ninguém derrubando lágrimas por Elza Soares. Ouvi muitas contações sobre o orgulho de assistir a um show dela. Havia jovens e idosos disputando quem esteve em mais shows de Elza. Falava-se em nomes de palcos famosos do RJ. Falava-se de sentimento, de liberdade e resistência. Por Katia […]

Na avenida da vida Elza é ancestral

Foto de Fredy Varela

Foi na sala de casa, naquele apartamento grande, aonde meu pai adorava promover grandes festas para mostrar a sua coleção de long plays, o hoje vintage vinil, que ouvi Elza Soares pela primeira vez. Era anos 80, acho que 86, eu tinha dez anos.Lembro-me de minha mãe explicando que Elza era uma mulher sofrida, pois […]