Seria perfeito se fosse BBB

 

Perguntamos: Você é a favor de o Tribunal Regional Federal condenar o ex-presidente Lula e impedi-lo de concorrer de novo à Presidência da República?

 

 

Foram 18.295 votos nas 24 horas da pesquisa, entre 04 e 05 de janeiro. 66% responderam “sim”. 34% reponderam “não”.

 

 

Claro que não é possível pretender padrão científico a uma consulta feita por uma rede social. Não era o que buscávamos. Vozes da turba de extrema direita caçoaram que perdemos em casa. Como se o Twitter fosse nossa casa e a enquete, uma vez lançada, não estivesse sujeita a cursos incontroláveis e extravasasse nossos seguidores.

 

 

Esquerdopatas passando vergonha… Vamos votar galera!”

 

 

O ‘Jornalistas’ Esquerdistas fez enquete achando que a maioria dos seus seguidores seria contra a prisão do Lula, mas levou…”

 

 

A essas horas o responsável pela ideia da enquete deve estar em algum Gulag desativado na Sibéria.”

 

 

Nosso interesse era, em primeiro lugar, chamar a atenção das pessoas, seguidores ou não dos Jornalistas Livres, para o julgamento que se aproxima. Vimos até notícia, não desmentida, de que o Supremo Tribunal de Justiça “já discutia uma eventual condenação de Lula”. E pensamos: se o STJ já discute cenários, por que os eleitores não devem, também, começar a fazer seus cenários. E, especialmente, imaginar como demonstrarão seu repúdio ou aprovação ao resultado do julgamento no TRF.

 

 

Tínhamos um segundo interesse importante. Queríamos que as pessoas expusessem suas razões. Queríamos saber quais argumentos seriam usados. Pedimos que justificassem suas posições. Alguns caçoaram disso também. Mas, a verdade é que colhemos mais de 1.400 justificativas que nos dão farto material para análise do momento político brasileiro e, sobretudo, atrás de quais ideias-chave e atrás de quais lideranças caminha a extrema direita.

 

 

Bem, a enquete ia muito favoravelmente ao ex-presidente até chegarmos aos 3 mil votos. Nesse momento, como um estouro de bolha, percebemos a maciça entrada da direita favorável à condenação em segunda instância do ex-presidente. Não podemos afirmar se eram robôs, MAVs (Militantes em Ambiente Virtual) remunerados ou militantes de direita, pura e simplesmente. Percebemos alguns líderes que tuitavam “Bora votar” e “Vamos virar”. De fato, viraram.

 

 

Um desses líderes, com 25 mil seguidores, retuíta o Antagonista, Donald Trump, Diogo Mainardi, Danilo Gentili, Janaína Paschoal. Recebe dois questionamentos ao arregimentar seguidores para a votação.

 

 

Diz ele:

 

Bora votar… O cachaceiro ta vencendo essa enquete esquerdista.”

 

 

Um de seus seguidores questiona:

 

Pensando friamente sobre esse processo, caso ele apresentasse essas mesmas provas reivindicando posse do apto ele conseguiria? Acho q não. Então não estou contando muito c condenação infelizmente.”

 

 

Outro de seus seguidores questiona:

 

Espero de fato que esse ladrão seja preso. Vejo em meu Facebook uma casta que defende esse bandido dizendo que não existem provas documentais que comprovam a culpa dele. Sabe se isso é verídico?”

 

 

Seus seguidores piscaram. Ele responde:

 

Que tem vagabundo defendendo ele, claro que tem…. mas as provas contra ele são centenas.”

 

 

A enquete, em termos numéricos, terminou apontando que, de cada três que participaram, dois torcem pela condenação de Lula e um tem segurança de que não há provas suficientes para condenação do ex-presidente nessa ação que envolve o triplex do Guarujá.

 

 

Houve muitas conversas entre surdos, em que um se recusava a ouvir o outro, agressões, mas também diálogos:

 

 

Eu sou um cidadão de bem, de classe média, não concordo com quaisquer privilégios a quaisquer classes, apoio a LJ, defendo privatizações como forma de evitar corrupção. Defendo penas implacáveis para os criminosos de colarinho Branco.

 

Não lhe parece estranho que não se investigue adequadamente quem desvia dinheiro de merenda ou do metro de SP? Aliás, o PSDB está no poder em SP há 30 anos e quase nunca é investigado. Não lhe parece estranho procuradores fazerem discursos políticos? Não são pagos pra isso!

 

Não sou militante do PSDB ou algo parecido.

 

Perfeito. Então reflita por favor: Se qualquer ex-prefeitinho do interior, quando corrupto, mora num palacete; Por que um ex-presidente moraria num apartamento de 3 quartos em São Bernardo do Campo? Ele não mora nos Jardins e nem no Morumbi! Onde mora FHC? Sarney? Temer?

 

Por isso sou a favor de se acabar com o foro privilegiado.

 

Isso, todos nós defendemos.

 

 

Grande parte dos argumentos se deram entre haver ou não provas contra o ex-presidente. Seus defensores afirmaram não haver, seus acusadores afirmavam haver inúmeras. Verdade que alinhavam o desemprego, a “quebra” do país e muitas outras “provas”, que significariam no máximo desaprovação de um governo e saíam completamente da questão do triplex do Guarujá.

 

 

E não tem provas. País falido. 14 milhões brasileiros desempregados. Empresas falidas Empresários arruinados. E estes imbecis defendo o indefensável. É deprimente a doutrinação.”

 

 

Não possui provas documentais?! Existem processos com mais de 4 mil páginas e inúmeros documentos apreendidos com provas. Não só contra ele mas contra os seus colegas.”

 

 

Os defensores do ex-presidente, por outro lado, retrucavam:

 

 

“Essa peça acusatória nem deveria virar processo. Não há prova, não há crime por parte de Lula. Moro e TRF-4 estão fazendo política.”

 

 

“Aqui não se trata de uma opinião, mas constatação de fato. Não há prova dos supostos crimes atribuídos pelo MPF ao presidente Lula. Essa verdade já foi sobejamente demonstrada. Além do que o Juízo de Curitiba não é competente para apreciar o caso. Portanto…”

 

 

Muitos comentários tentavam passar a ideia de que era impossível haver mais de 4 mil páginas sem provas documentais. Ressaltavam a impossibilidade de se ler o inquérito todo, que há partes sigilosas e que deveríamos confiar na justiça. A sentença, entretanto, não é tão extensa, apenas 216 páginas, é pública e aponta claramente o raciocínio que o juiz usou para condenar o ex-presidente.

 

 

Afirma o filósofo Euclides André Mance, que virou do avesso a lógica do juiz, que “na prova documental e oral constante na sentença, há somente uma única afirmação literal de que o ex-presidente era proprietário do imóvel, publicada em matéria do jornal O Globo”. Em outras palavras, não há na peça nenhuma prova que afirme literalmente que o ex-presidente é proprietário do imóvel.

 

 

O autor reforça que “a afirmação literal de que ele fosse o proprietário do imóvel foi feita, na sentença, somente pelo juiz e pela autora dessa matéria – como veremos ao longo do exame da sentença”. Se estiver em dúvida sobre a veracidade da afirmação de Mance, basta buscar nas 261 páginas da sentença. Não resta dúvidas que, na existência de outras evidências, nas milhares de páginas dos autos, o juiz as teria colocado em posto de altíssima relevância na sentença.

 

 

Há ainda a delação de Léo Pinheiro, da OAS. Vejamos o diálogo que o juiz reproduz na sentença:

 

 

Defesa:- Vou perguntar objetivamente para o senhor, o senhor entende que o senhor deu a propriedade desse apartamento para o ex-presidente Lula?

 

 

José Adelmário Pinheiro Filho:- O apartamento era do presidente Lula desde o dia que me passaram para estudar os empreendimentos da Bancoop, já foi me dito que era do presidente Lula e de sua família, que eu não comercializasse e tratasse aquilo como uma coisa de propriedade do presidente.

 

 

E quando efetivamente foi passada a propriedade para o ex-presidente? Vejamos mais um trecho extraído da sentença:

 

 

Juiz Federal:- E depois, como é que isso se desdobrou depois de agosto, o senhor disse que o apartamento ficaria pronto até o final do ano, ele ficou pronto?

 

 

José Adelmário Pinheiro Filho:- Ficou pronto.

 

 

Juiz Federal:- Mas ele foi entregue daí à família do ex-presidente?

 

 

José Adelmário Pinheiro Filho:- Eu fui preso em 14 de novembro de 2014, aí eu já não acompanhei mais.

 

 

As “inúmeras provas”, que habitam as mentes daqueles que julgam o ex-presidente culpado por ter recebido o triplex como propina, resumem-se a uma matéria do Globo e uma declaração titubeante de Pinheiro.

 

 

Foi ótimo ver as reações as torcidas se formando os argumentos sendo trocados por quem realmente queria discutir temos hoje um grande banco de informações sobre o pensamento de um lado e do outro, o que nos ajudará na cobertura do julgamento que se realizará no dia 24.

 

 

Ao mesmo tempo, nós e todas as pessoas honestas sabemos que não se faz Justiça repetindo a lógica dos programas de auditório. O “Vai para o trono ou não vai?” do Chacrinha, a votação do Big Brother Brasil e a condenação de Jesus Cristo se fizeram assim. É bom pros opressores e pro showbusiness. Justiça é outra coisa. Depende de provas e de cabeça fria.

 

 

Notas:

 

1 Para ver a íntegra do livro As Falácias de Moro, de Euclides Mance: http://solidarius.com.br/mance/biblioteca/livro_falacias_de_moro.pdf
2 Para ver a íntegra da sentença de Moro condenando Lula:
https://www.conjur.com.br/dl/sentenca-condena-lula-triplex.pdf

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Grande Jornalistas Livres! Deu espaço para os militantes de direita exporem seu bestiário. Agora podemos conhecê-los melhor do que eles mesmos se conhecem e desenvolver estratégias de abordagem de marketing político.

  2. É besterol mesmo ,,,estão imitando o que acontece em alguns países para estar no noticiário.

  3. SIM, Lula deve ser preso e será preso ! Eu só não sei por quanto tempo ele ficará preso. Vocês são muito ingênuos ao não verem ele envolvido nessa sujeira toda ! Vocês subestimam e desconfiam de nossa Justiça ! Lula teve todas as oportunidades de se defender. Agora ele quer postergar a Justiça e confundir a opinião pública. Lula, para variar, se fará de mártir, de perseguido político, de coitadinho, de injustiçado, de ignorar tudo, porque nunca sabe ou soube de nada. Vai dizer que não querem ele ser presidente da República. Não querem que ele concorra. Ficha suja ! E muitos OTARIOS acreditarão nele. ACORDEM ! ! ! ! ! ! !

  4. Muito bom!
    Criatividade no poder!
    Temos que estudar tudo isso, viu?

  5. Quem é que pode se dedicar a fazer patrulha ideologica 24 hs; 7 dias por semana?
    Os bostanazis, Os bolsocaros…. e outros mercenarios:
    Pagos com dinheiro público para fazer censura.
    ( .. policias em expediente… não sai das redes…um olho na rua outro na rede social).
    Treinando para aperfeicoar a “nova” ditadura.
    Eu nunca tive sequer curiosidade de entrar num blog “limpo” ; da imenso nojo…asco…ansia de vômito.(…antagonista…mbl…etc…etc…)
    Meuu maior orgulho: Eu nunca votei no malufim nem no aecim , collorim..dollyFake…e corja famigliar.
    Eh so isso que a direita tem a oferecer.. . tudo sempre igual.

  6. Que palhaçada é essa de direito e esquerda.todos temos brasileiro no RG.estrategias de marketing você não tem vergonha. Quer saber o que é ideologia.e aquilo que está dentro do Kinder ovo .e não serve pra nada ..o” sonhar”

POSTS RELACIONADOS