Sem medo de celebrar o Lula

lula
Foto: Guilherme Silva

Por Ivan Hegenberg para o Jornalistas Livres.

Lula é o novo Mandela e não pode haver receio ou hesitação na celebração de sua liberdade. Na Lava Jato foi cobrado do ex-presidente algo que em um Estado de Direito jamais se pode exigir, que é uma prova de inocência irrefutável. Poucas lideranças políticas de grande envergadura poderiam ter suas contas devassadas como as do ex-presidente sem apresentar uma prova material comprometedora. Mesmo partindo em desvantagem, a defesa técnica tem muito o que dizer sobre as perícias solicitadas, sobre o fato de o triplex ter sido penhorado pela OAS e pode contrapor as delações acusatórias com muitas delações que absolveriam o réu.

Dallagnol e Moro ficaram frustrados por não conseguirem nada além de ilações e delações duvidosas, mas tiveram sucesso na intensificação de questionamentos sobre a ética lulista. Em aliança com a mídia, conseguiram criar em grande parte da população o sentimento de que para deter Lula seria aceitável inverter o ônus da prova.

A ideia de se forçar uma condenação exemplar sem as impressões digitais do ex-presidente é uma farsa jurídica insustentável, e precisa ser vista como uma usurpação da vontade popular. Pode-se desaprovar as escolhas políticas feitas ao longo dos anos petistas, mas não houve legitimidade na criminalização de suas ações. Apenas a imolação de um bode expiatório para todo um sistema que seria corrupto com ou sem Lula.

E como se trata de um julgamento político, não há maior prova de inocência para Lula do que o bolsonarismo. Nada demonstra de maneira mais cristalina que a perseguição ao PT não tinha como devir o combate à corrupção, e que o antipetismo oficial sempre significou um projeto de poder retrógrado e criminoso. Projeto do qual fazem parte muitos corruptos da grande imprensa, do judiciário e do empresariado.

Lula livre é luta nossa! É hora de celebrar e união contra os retrocessos.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Então é hora de condenar o moro e dallaghol como criminosos em 1º instãncia!!! Crimes de lesa pátria.

  2. Esta celebracao so do ponto de vista humano porque ainda pende processo injusto e politicalia de Moro representante dos INTERESSES DOS EUA – FBI e comprometido a deixar Lua inocente em prisao perpetua!!!

  3. Querer uma prova irrefutável dessa mesma Justiça que não consegue uma única prova contra tantos outros como Collor, Renan, Sarney, Perilo, etc… É brincadeira.

POSTS RELACIONADOS