Sem Bolsonaro, Lula também não irá ao debate na Band neste domingo

Lula cancela sua participação no debate que acontecerá neste domingo (28), após a desistência fujona de Bolsonaro
Lula inicia sua campanha eleitoral
Lula inicia sua campanha eleitoral

ATUALIZAÇÃO: Nesta tarde, Bolsonaro afirmou que “deve estar” presente no debate. Seguimos acompanhando esse vai não vai. O candidato Luís Inácio Lula da Silva afirmou hoje (26) que não irá comparecer a sabatina presidencial organizada pela Rede Bandeirantes, Folha de São Paulo, UOL e Tv Cultura. Lula, que já havia confirmado sua presença, tomou a decisão após a notícia de que Jair Bolsonaro (PL), seu principal adversário político, não teria aceitado o convite das emissoras. O debate, que ocorrerá na noite desse domingo (28), já tem a presença confirmada de quatro candidatos, sendo eles: Ciro Gomes (PDT). Luís Felipe D’ávila (Novo), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

A informação da não ida de Bolsonaro ao debate veio depois do sucesso da entrevista de Lula ao Jornal Nacional na noite de ontem. De acordo com a pesquisa Quaest, o candidato teve a maior repercussão nas redes sociais, com 15 milhões de brasileiros alcançados por meio de postagens na internet. Auxiliares de Bolsonaro dizem, no entanto, que a decisão não tem nada a ver com o bom desempenho de Lula na Globo, uma vez que a negativa “já estava definida há muito tempo”. Para um integrante da campanha do presidente, Bolsonaro “não precisa se expor” num debate com tantos candidatos.

A inflexibilidade de Bolsonaro a comparecer nas sabatinas coloca a participação de Lula em xeque. Sem a presença de seu maior concorrente eleitoral, a ida do petista aos debates o colocaria como alvo preterido dos demais candidatos, o que possivelmente resultaria em um desgaste desnecessário de sua imagem política. De acordo com a última pesquisa do Instituto Datafolha, Lula lidera com 45% das intenções de voto – uma diferença de 12 pontos percentuais de vantagem em relação a Bolsonaro, que tem 33%. Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB), com 3%.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS