Segunda aula do curso comunicação e política na era digital

Curso: Comunicação e política na era digital de 20 a 24 de Janeiro de 2020 com transmissão dos jornalistas livres pelo youtube ás 19 horas.

OBJETIVO : Compreender o funcionamento de toda infraestrutura de comunicação digital, e o comportamento da sociedade na atualidade. Nessa perspectiva, utilizaremos as estruturas já pré existentes, para criar novas estrangias de comunicação e marketing digitais, desse modo, pretende se alcançar cada vez mais, um número maior de pessoas (“furar a bolha’’) , obtendo maior sucesso, se contrapondo aos avanços do extremismo e do neoliberalismo com um todo.

Prof. Dr. Samuel Fernando de Souza (História – Unicamp)

Tema : Como foi a História das lutas e conquistas dos Trabalhadores
Como a História Social realizada por trabalhadores, assume um sentido transformador na contemporaneidade.

Veja a aula:

Veja a próxima aula de hoje a noite:

Profa. Dra. Adriana Seabra (Educação – USP)

Tema: A linguagem audiovisual e a produção da realidade
Trata-se, por um lado, de analisar como o discurso audiovisual hegemônico influi em nossa percepção da realidade e em nosso modo de vida. Por outro lado, trata-se de imaginar como, a partir da perspectiva dos dominados, poderíamos construir um discurso audiovisual contra-hegemônico e libertador. Nossa reflexão se apoia na história da linguagem audiovisual, à procura de formas de expressão alternativas ao realismo burguês.

E as outras aulas desta semana:

Aulas : Prof. Me. Sergio Godoy (Ciências da Integração Regional), especialista em comunicação digital (atua no DIEESE, CUT e PT)

Tema: Comunicação e política na era digital
Analisará os impactos da tecnologia da informação no modo de fazer política e os desafios gerados para a comunicação e para a organização das entidades sociais. Buscando a elaboração de novas estratégias a partir do conhecimento e funcionamento de toda Infraestrutura digital ou seja, internet, redes sociais, mídias digitais proporcionando melhor interação / sucesso sobre tudo no espaço virtual “como furar/sair da bolha”. Além de debater estratégias que os movimentos sociais poderão criar.

E o link da primeira aula:

Prof. Dr. Evandro Nicolau – (Estética e História da Arte – USP)

Tema: Redes Sociais e Democracia: aspectos simbólicos no processo político atual
A campanha política como território de disputas simbólicas, e a estratégia de radicalização de imagens, discursos e estética grotesca, como forma de transtornar a imaginação e o imaginário. Afinal, uma campanha política é essencialmente formulada por meio de conflitos de símbolos.

Primeira aula do curso Comunicação Política, Redes Sociais e Democracia, por Evandro Nicolau. A partir dos elementos de comunicação, tecnologias, política e arte, esta primeira aula traça e abre um debate para a compreensão das linguagens contemporâneas, em suas ambivalências, representações e possibilidades de imaginação de horizontes de enfrentamento, para o campo progressista, futuros.

Veja a primeira aula:

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS