O espaço público é de todos

 

 

No áudio revelado pelo Periferia em Movimento, o secretário de Cultura de São Paulo ofende agentes de Cultura, chama o trabalho na periferia de “suas gracinhas” e ameaça lacrar o espaço onde funciona o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.

Sturm se irritou ao ser questionado sobre obrigatoriedade de parceria oficial com prefeitura, que inclui prestação de contas das atividades. O coletivo alega que essa decisão burocratizaria a sua operação, sem nenhuma finalidade objetiva. Sturm, então, diz que se não fizerem a parceria formal com a prefeitura (mesmo sem receber recursos), ele vai fechar o lugar. Irritado, o secretário ironiza a iniciativa do coletivo, chama o jovem de “babaca” e ameaça “quebrar a sua cara” antes de sair da sala e abandonar a reunião.

Equivoca-se. O espaço é público porque pertence à população de São Paulo, secretário.

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo – A regularização, no nosso caso, não faz o menor sentido…  Um movimento autônomo se amarrar ao poder público, prestar contas do que a gente está fazendo, sendo que o próprio poder público não esta fazendo muita coisa, nem [repassando o] dinheiro, que é pouco.

André Sturm – O espaço é público, é do governo. Você tem que prestar contas do que você faz lá. Público não é de qualquer um. Se vocês nao assinaram vamos tirar vocês de lá.

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo – É público e está há 20 anos abandonado.

André Sturm – Se vocês não formalizarem nós vamos tirar vocês de lá.

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo – É público e você é dono, né secretário?

André Sturm – Se vocês não assinarem nós vamos tirar vocês de lá. Continua o seu discurso bacana (Providencia o fechamento do espaço, por favor). Vocês querem fazer esse discursinho babaca…

Movimento Cultural Ermelino Matarazzo – A gente está conversando, você é totalmente desequilibrado.

André Sturm – Se você falar assim eu vou quebrar a sua cara. Vamos fechar o prédio, lacrar. Acabou a molecagem, vai arranjar um lugar para fazer as suas gracinhas, seu coletivo articulado.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS