Se índio ameaça, sei bem, é em sua graça

A motocicleta leva a mandioca da roça à casa para ser ralada e o polvilho dá o pão em folhas. Facilitar a vida é bom e os instrumentos são muitos ao cotidiano que insiste.

Recordo que chegávamos à beira, muitas seriam as horas sobre água lisa no motor cinquenta, cifra de tempo razoável ao percurso. Ir sempre surpreende as expectativas. Ir é verbo de movimento, aberto, contencioso que modifica a vida, pois nunca se volta o mesmo, seja qual for o motivo das partidas.

A cada minuto a terra acolhe, conhecimentos  remotos desarmam preconceitos, quebram os parâmetros e impõem razões circulares. Nas cidades nos perdemos em vias, na Amazônia nos desconsolamos ao horizonte de falsas escolhas. Não temos nada entre a capital do país e as guerras do mundo. Evidencia-se quando estamos no mato, o frio consumo nos condena aqui.

Crianças brincam com flores de pequi. Mensagens daqui? Sei lá, o mundo andava tão confuso nas metrópoles de meu país, meses atrás até vi policiais com bombas atacarem os indígenas na capital, enquanto portavam flechas e arcos. Aqui o efeito moral das armas são imagens de brincadeiras com o ambiente e seus seres, desarmam qualquer reação que não seja a paz. O que nos ameaça entre os povos indígenas? Será a chuva que faz brotar e prescinde de financiamentos ou insumos?

Homens cobrem uma casa entre o universo mudo da aldeia, apenas trabalham em cooperação após legítimas trocas, sem bancos ou estatutos, apenas em entendimentos honestos para a vida em comunidade. Viver em vão não é espaço para povos tradicionais, de tudo se fia conduta e postura.

Futebol sem bola mostra-se incidente campanha dos Congressistas pela  revisão dos territórios tradicionais, quando na aldeia nos pomos. Índio segue Romeu, de tal Julieta a Nação sempre  pecou em suas falsas e espúrias necessidades de conquista do território e martírio de muitos.  Ser indígena no Brasil  é  a honra estranha que carecemos, por mais que sopre o vento revanchista e machista desses ares de agora, em  tempos de caça às bruxas. Eu te amo, sei bem, é expressão revolucionária em hora de ódio e preço.

 

Navega a canoa de tronco, em equilíbrio para os seus. Equilibra, flutua, conduz e farta.

 

Se um índio passa de repente entre paus, vestido nu para o dia da falta e em festa, não se assuste, é forte, é límpido, é honra. Quem foi que disse que ser moderno é ser mercado?

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS