Salve, Gloria Maria!

Salve Gloria Maria. Mulher, preta, chic, vanguardista e ícone fashion. Tal como um farol, ela sinalizava que era possível desbravar o mundo.

Por @anapauladeassis_

Nasci na São Paulo do final da década de 1970. A minha infância foi marcada por uma tv com entretenimento e jornalismo 100% feito por pessoas brancas para pessoas brancas.

Se hoje ainda engatinhamos e temos presença tímida nos principais cargos de decisão na publicidade, no audiovisual, no jornalismo, lá atrás era muito pior.

Meninas pretas, de origem periférica, como eu, não tinham perspectivas alguma de pensar em trajetória, quiçá, o atrevimento de sonharem em ser jornalistas.

E Gloria Maria, uma mulher, preta, chic, vanguardista e ícone fashion, já tinha chegado lá. Tal como um farol, ela sinalizava que era possível desbravar o mundo, ainda que fôssemos trilhar um caminho cheio de obstáculos.

Por vezes escutamos que Gloria não era conectada às agendas raciais. Oi? Ela foi a primeira pessoa a acionar a lei Afonso Arinos, após ser impedida de acessar a porta principal de um hotel, na zona sul do Rio de Janeiro. E denunciou com reportagem, na principal emissora do país, ainda nos conservadores anos 1970. Feito para poucos.

Quantas vezes não ouvimos comentários sobre ela ser uma preta metida, por conta de seu estilo de vida?

Ainda bem, que conseguimos alcançar as respostas, reverenciá-la em vida e compreender que essas perversidades são estratégias para nos lembrar que vivemos em um país racista, em que um preto não tem direito de ser altivo, questionador, ser rico, sem que alguém o diminua por seu tom de pele.

A própria Gloria dizia que mesmo com dinheiro você jamais deixa de ser preto em relação ao racismo.

Das voltas que o mundo dá, quando fui trabalhar na redação da revista Casa Vogue, tive a oportunidade de encontrá-la em um baile de carnaval da Vogue, tremi na base, mas consegui balbuciar algumas palavras de agradecimento sobre a influência dela na minha escolha profissional.

– – – – – –

Ana Paula de Assis é cria da Zona Leste de São Paulo, a jornalista desde 2005 coleciona passagens por redações em arquitetura, design, artes, viagens, gastronomia, lifestyle e cultura como Casa Vogue, KAZA, Giz, Pop-se entre outras. Ana Paula de Assis @anapauladeassis_

Leia também

Gloria Maria: aquela negrinha atrevida

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS