Roberto Requião: Lula é culpado

Do face do ex-senador Roberto Requião
Lula não é inocente. Pode até ter sido ingênuo, por acreditar que fosse aceito ou tolerado pela Casa Grande e seus sabujos. Pode ter sido confiado, crédulo. Mas não inocentem
Definitivamente, Lula é culpado. Desde de sempre. Nasceu culpado, viveu sob o estigma da culpa e haverá de morrer no pecado. Lula é culpado há gerações. O seu sangue está contaminado por cepas indígenas e, provavelmente, africanas. Lula é malnascido. E mal-agradecido: em vez de se conformar à sorte de ter sobrevivido a uma taxa de mortalidade infantil que transformava em anjinhos, pela graça de Deus, mais de 90 das cem crianças nascidas no sertão pernambucano, quis alçar-se além de sua condição de sobrevivente, de sobra do destino, de raspa do tacho
Quis – oh falta de senso da ordem natural das coisas! – ser presidente da República.Lula não é inocente. Pode até ter sido ingênuo, por acreditar que fosse aceito ou tolerado pela Casa Grande e seus sabujos. Pode ter sido confiado, crédulo. Mas não inocente.Dizer, gritar, espernear que Lula é inocente, é dar legitimidade às acusações e condenações de Moro, Dallangnol, daqueles patéticos juízes do TRF-4, talvez a mais completa corte de pascácios da história do judiciário brasileiro.
Dizer que Lula é inocente é certificar todas as manchetes, todos os textos, todos os artigos, toda as opiniões que a mídia comercial, e monopolista, verte em caudais todo os dias. Dizer que Lula é inocente é reconhecer e validar o que o Jornal Nacional, na voz marcante de William Boner ou com a sisudez para a ocasião de Renata Vasconcelos, comunica aos brasileiros todas as noites há mais de mil noites.

Dizer que Lula é inocente, corresponde até mesmo a aceitar a bizarrice do power point de Dallangnol, a militância aecista de Igor Romário, a incompetência letal de Erika Mareka e o cavanhaque indecoroso do Santos Lima.
Dizer que Lula é inocente é como que ratificar as acusações dos nazistas a Dimitrov, pelo incêndio do Reichstag; autenticar a culpa de Dreyfus por traição à França; é escolher Barrabás; é filiar-se ao Santo Ofício na condenação de Giordano Bruno; é adotar como sua a sentença contra Tiradentes; é atuar como assistente de acusação da Savonarola; é botar fogo nas piras que consumiram todos os cristãos novos e os muçulmanos recalcitrantes, as bruxas, os hereges e a longa procissão dos desajustados às normas da Santa Madre.
Lula é inocente do quê? De um apartamento que nem Moro reconheceu que fosse dele? De um sítio, cuja propriedade escriturada, de papel passado e testemunhada foi sonegada a troco – mais uma vez – da convicção de um juiz, da delação de um torturado?

Não, não há inocência em Lula. Ele não é inocente de roubo, porque não roubou.

Lula é culpado!

Como a Joana D’Arc de Bernanos e de Bressan, Lula é culpado de sua inocência. Como a Santa, foi relapso, desavisado, confiante, demasiadamente confiante. Afinal, ele imaginou que poderia fazer tudo o que fez impunemente? Que poderia arrostar os poderosos e seus interesses transnacionais, desafiar um a um os proprietários da política, os donos do dinheiro, os donos da opinião pública e à sempre desfrutável classe média? Em que país pensou que vivesse?
É desta ordem a culpa de Lula.

Lula é culpado porque resgatou dos porões do gigantesco navio negreiro que é este país, dezenas de milhões de brasileiros. É culpado porque introduziu essa gente no maravilhoso mundo das três refeições diárias, mesa há 500 anos reservada a apenas uma minoria. É culpado por essa fantástica e ciclópica (que mais superlativos poderia usar?) obra de combate à fome, à desnutrição, à mortalidade materno-infantil, à degradação física e moral da nossa gente. É culpado porque botou anel de doutor no dedo dos filhos de operários e trabalhadores rurais. É culpado porque inventou um programa para dar aos brasileiros uma moradia digna, sadia e financeiramente acessível.

 

É culpado porque, operário e pau-de-arra, entendeu mais que os ilustrados antecessores, especialmente mais que o sociólogo boquirroto, ciumento, fútil e ocioso, que um país sem ciência tecnologia estaciona no tempo e no espaço e torna-se mero e servil caudatário das nações imperiais. Daí a magnífica rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, a rede de escolas técnicas, as universidades plantadas em todo o país, para horror dessa nossa elite tacanha, obtusa, inculta, grosseira e preconceituosa que ainda hoje sonha com a senzala.
Lula é culpado pela mais fabulosa descoberta em território pátrio dos últimos séculos, o petróleo na camada do pré-sal. Os muxoxos dos tucanos, à frente, na vanguarda do atraso, como sempre, o invejoso FH; e a reação blasé dos economistas e dos jornalistas de mercado, da grande mídia comercial e do mercado financeiro, revelaram não apenas despeito, mas, sobretudo, decepção com as possibilidades abertas à consolidação da soberania nacional e, acima de tudo, da cimentação de um poder popular, nacional e democrático.Lula é culpado por ter aberto a mais formidável possibilidade para remir o Brasil do atraso, da pobreza e da dependência. Lula é culpado por insurgir, desafiar, confrontar aquela que, talvez, seja a pior, mais daninha, a mais colonial, a mais estúpida, a mais iletrada, ignorante e xucra das classes dominantes mundiais, a elite brasileira.
Lula é culpado por tornar o Brasil respeitado, ouvido e acatado internacionalmente. Jamais, em tempo algum, o nosso país teve tal protagonismo e liderança. Lula enterrou o complexo de vira-lata, de que os sapatos do chanceler dos tucanos são o mais vergonhoso exemplo.E isso foi imperdoável!

Lula é culpado, mil vezes culpado, por ter libertado a Polícia Federal e o Ministério Público das injunções políticas, dando-lhes, é verdade, uma autonomia excessiva.
Lula é culpado (por favor, nunca relevem essa culpa que, para a classe média metida a sebo, esse é um pecado mortal) por transformar os aeroportos em rodoviárias.

São por essas culpas que Lula foi condenado e é mantido preso. São as culpas de Mandela, de Spartacus, de Frei Caneca, de Zumbi dos Palmares, do Conselheiro. O tal do triplex, cuja propriedade permanece em um incômodo e escandaloso limbo? Os pedalinhos dos netos em um sítio em Atibaia?
Ora, vão à merda!

*Roberto Requião é ex-senador pelo MDB do Paraná

COMENTÁRIOS

13 respostas

  1. Esse Requião está precisando arranjar algo produtivo para fazer…Lula não foi rejeitado pela Casa Grande, foi bem aceito por ter ajudado os da casa Grande a roubar mais ainda…e, de passo, sujar as próprias mãos…por isso foi, justa e legalmente condenado…

  2. ROBERTO . REQUIÃO! ——— TODO SEU ARGUMENTO PODERIA SER REDUZIDO ´PARA EVITAR O CANSAÇO DE UMA LONGA LEITURA! A ANÁLISE QUE FAZ SOBRE LULA, É TÍPICA DE UM “BENEFICIADO ” DESSA TRAMA! EIS O QUE PODERIA TER DITO:——- LULA SE APRESENTOU COMO UM BEM INTENCIONADO NA POLÍTICA DO PAÍS,! MAIS ADIANTE ,OBSERVANDO ESSA POSIÇÃO, FOI SE INTEIRANDO DAS POSSIBILIDADES QUE SUA SITUAÇÃO PERMITIA. ! DEU ASAS À SUA AMBIÇÃO DE RIQUEZA, POR TER SIDO NEGADA NA SUA CRIAÇÃO, LULA USANDO DA INTELIGÊNCIA QUE A VIDA LHE CONCEDEU, VIROU A CASACA, PROTEGIDA PELOS BONS FEITOS ATÉ ENTÃO, MAGISTRALMENTE, PORÉM LHE FALTAVA A EXPERIÊNCIA DE “CONSUMADA ESPERTEZA” COMEÇOU A PRATICAR TUDO QUE SUA CONDIÇÃO DE MAGISTRATURA” PERMITIU! E SE PÔS A ” ATIRAR PRA TODOS OS LADOS” DO PLANETA!

    1. Faço de suas, as minhas palavras. Eis que o entendimento do cidadão Requião sobre o Lula, em nada altera a realidade fática.

  3. Ele tem feito e faz coisas produtivas, vai pesquisar, quanto a vc só improdutiva como votar no Bozo provavelmente.

  4. Requião , com sua fala limpa e seu raciocínio claro, tem a minha admiração.

  5. Obrigada, Roberto Requião, pela lucidez de entendimento, pelo reconhecimento e carinho por uma pessoa que tanto amou e ainda ama esse nosso povo brasileiro ! <3

  6. Obrigada, Roberto Requião pelo belo texto , pela lucidez, pelo reconhecimento do amor que Lula sempre sentiu e ainda sente por esse nosso povo brasileiro ! <3

  7. INACIO DA SILVA + MAS VOCE FAZ PARTE DE UMA MINORIA QUE PENSA DESTA FORMA. ESPERO QUE PELO MENOS VOCE TENHA UMA RENDA FAMILIAR DE 30 MIL REAIS MENSAIS, PARA LHE FAZER PENSAR COMO OS ENDINHEIRADOS DESTE PAIS; ESPERO QUE VOCE E SUA FAMÍLIA SEJA DAQUELAS QUE VIAJE PELO MENOS 2 VEZES AO ANO PARA EUROPA E ESTADOS UNIDOS, SENÃO …

  8. DERAM A ELE O APELIDO DE “MARIA LOUCA” NAO FOI A TOA. ACHO QUE ELE TA GAGA JA, COITADO DELE, GENTE. UM DIA VCS VAO CHEGAR NESSA IDADE E VAO COMECAR A CADUCAR TAMBEM. FAZ PARTE DA IDADE AVANCADA.

  9. Luiz 51, será o próximo a ser canonizado pelo Papa Francisco.

  10. Eu não sou petista, mas o que estão fazendo com o Lula é uma injustiça! Eu sou do interior do Rio Grande do Norte e vi e senti na pele a mudança de vida do pobre. O Lula foi um presidente espetacular e não merecia tanta covardia e tanta injustiça. Falo em nome de milhões de brasileiros que tiveram a vida transformada no governo desse grande brasileiro. Obrigado, Luiz Inacio Lula da Silva.

  11. Requião um Senador renegado, o que faz um ancião de cabelo branco fazer drama com um ladråo, será que ele não vê quem a onça não matou ou a parteira, abandonou àqueles que o elegeu hispithos é melhor Estádios, Olimpíadas não é melhor que educação, saúde e segurança, ele trabalhou para que todos nós voltacemos as senzalas.

  12. Lula! Tu és um cabra da peste! Roludo como nunca bom de pêia! És e sempre será nosso rei. Cabra macho valente como tu, fizeram e jogaram a forma fora! Que o Senhor reconheça, não nos castigue e devolva nosso líder antes do cuspi secar!

POSTS RELACIONADOS